quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Pedindo desculpas e adiando a volta...

Passando por aqui só para pedir desculpas pela falta de atualizações, e para dizer que isso deve demorar até o fim do Campeonato Brasileiro.

Tem me faltado tempo e, sobretudo, inspiração...

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

"Dunga eterno"


O treinador da Seleção Brasileira, Dunga, anunciou, na tarde de ontem (31), os convocados para os próximos dois jogos do Brasil nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, contra Peru e Uruguai, nos 17 e 21 de novembro, respectivamente.

Como de costume nas últimas convocações do técnico gaúcho, não houve nenhuma surpresa. Contestados desde sempre, jogadores como o volante Fernando e o atacante Afonso Alves permanecem entre os escolhidos do capitão do tetra.

Por um lado, a ausência de qualquer tipo de surpresa na lista de convocados deixa claro que Dunga já tem em mente os seus jogadores preferidos. Por outro, abrir mão de algumas experiências pode representar um erro grave, que pode ser sentido apenas daqui a algum tempo. Paciência! É o jeito “Dunga eterno”de ser.

Como de praxe, não concordei com todos os nomes escolhidos por Dunga. Quem concorda? Todo brasileiro que gosta de futebol sempre se mete a escalar a sua seleção, e a minha seria um pouco diferente da equipe de Dunga.

- Goleiros: Júlio César (Internazionale-ITA)e Diego Cavalieri (Palmeiras)
Júlio César vem sendo moldado para ser o titular da meta brasileira já há algum tempo. Sua convocação é incontestável, assim como o seu futebol. O meu segundo goleiro, no entanto, seria Diego Cavalieri, de longe o mais técnico dos arqueiros que atuam no Brasil.

- Laterais: Daniel Alves (Sevilla-ESP), Rafinha (Schalke 04-ALE), Kléber (Santos) e Marcelo (Real Madrid-ESP)
Maicon começa a agradar a crítica e os torcedores. Para mim, ele continua a mostrar o futebol limitado de sempre. Na esquerda, sigo na campanha de fazer o Dunga entender que o Gilberto não joga mais como lateral esquerdo há três anos. Rafinha, titular absoluto da lateral direita do Schalke 04, e Marcelo, que começa a se firmar no Real Madrid, merecem uma chance.

- Zagueiros: Lúcio (Bayern de Munique-ALE), Juan (Roma-ITA), Alex (Chelsea-ING) e Miranda (São Paulo)
Lúcio e Juan são incontestáveis desde a Copa da Alemanha. Alex tem jogado como titular do Chelsea e até já marcou gol. Miranda é o melhor zagueiro em atividade no país e deveria ter mais chances.

- Volantes: Mineiro (Hertha Berlin-ALE), Josué (Wolfsburg-ALE) e Ibson (Flamengo)
Gilberto Silva não é mais titular do meio campo do Arsenal desde o fim da Copa América desse ano. Fernando não é mau jogador, mas também não acrescenta muita coisa à Seleção Brasileira. Mineiro e Josué são titulares em seus times e Ibson é o melhor jogador do Flamengo no Campeonato Brasileiro. Levaria os três!

- Meias: Kaká (Milan-ITA), Ronaldinho Gaúcho (Barcelona-ESP), Alex (Fenerbahçe-TUR), Elano (Manchester City-ING) e Diego (Werder Bremen-ALE)
Esses cinco atletas são, simplesmente, os melhores jogadores de seus respectivos times na atualidade. Esquecido por Dunga (e por quase todos os técnicos da Seleção Brasileira), Alex tem jogado muito no time dirigido por Zico e merece uma oportunidade.

- Atacantes: Robinho (Real Madrid-ESP), Vágner Love (CSKA-RUS), Luís Fabiano (Sevilla-ESP) e Mancini (Roma-ITA)
No ataque, manteria Robinho e Vágner Love. Robinho é um dos craques desse time e Vágner Love ainda pode jogar mais do que tem jogado, sobretudo se não for enforcado pelo sistema tático de Dunga. Como opção, convocaria Luís Fabiano, que vai fazendo uma ótima temporada pelo Sevilla, e promoveria a volta de Mancini, o ex-lateral do Atlético Mineiro, que vem jogando muito no ataque da Roma.

Obs.: Em condições normais, convocaria Gilberto Silva, Lucas e Alexandre Pato. Os três são, tecnicamente, inquestionáveis, mas não estão jogando.