sexta-feira, 2 de maio de 2008

Muito prazer! Meu nome é Zenit!


Você conhece o colega da foto aí de cima? Até a tarde desta quinta-feira (01/05), eu também não o conhecia. Pois bem, farei uma breve apresentação. Trata-se de Pavel Pogrebnyak. Atacante russo de 24 anos, ele é o camisa 8 do Zenit Saint Petersburg. Do alto do seu 1,88 metro, ele é o artilheiro da Copa Uefa. Nas 13 partidas em que esteve em campo, ele marcou nada menos que 11 gols. Uma marca e tanto para um jogador de um time russo na segunda maior competição internacional do futebol europeu!

Pogrebnyak foi um dos principais nomes do Zenit nesta terça-feira, quando o time russo conseguiu a maior façanha da sua história. Jogando contra o todo poderoso Bayern de Munique, o time dirigido pelo holandês Dick Advocaat atuou de forma impecável, garantindo uma vaga na final da Copa Uefa após uma esmagadora vitória por 4 a 0.

Sou apaixonado por futebol europeu, mas confesso que não sabia lá muita coisa sobre o Zenit. O pouco que sabia era fruto da leitura quase que obrigatória que sempre faço no Trivela. Entre os jogadores, conhecia - sem nunca ter visto jogar! - o goleiro Malafeev, o meia Tymoschuk e o atacante Arshavin.

Apresentado ao time nesta terça - quando a equipe jogou desfalcada de cinco titulares -, foi impossível não se surpreender. Sólido na defesa, firme, criativo e veloz no meio campo e letal no ataque, o Zenit Saint Petersburg é a principal surpresa do futebol europeu nessa temporada. Ainda que tenha sido campeão russo... Deixar para trás equipes teoricamente bem mais fortes, como Villarreal, Marseille, Leverkusen e Bayern de Munique é um feito que merece ser louvado!

E é para o Zenit que eu torcerei na final da Copa Uefa, contra o nada empolgante time do Rangers. A lamentar apenas a falta do gigante Pogrebnyak, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos. Com ele em campo, as coisas seriam bem mais fáceis para Dick Advocaat e seus comandandos!

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog.É a minha primeira visita aqui, e gostei muito.Logo de cara me deparo com um post sobre o Zenit, time este que também têm me proporcionado agradáveis surpresas.Concordo com o q eu foi dito por você sobre o time russo.Realmente eles têm jogado um belo futebol, e a goleada sobre o Bayern já é auto explicativa.Viva o Zenit!!! No que depender de minha torcida: Campeão da Copa Uefa 2007/2008!!!

Anônimo disse...

Zenit, clube racista.

Gilberto Silva disse...

Boas informações em seu blog, você está de parabéns.

Anônimo disse...

http://sortenojogo.wordpress.com/2008/06/18/ode-aos-amigos/

tem coisa pra ti bem aqui. =D

Ricardo Almeida disse...

Olá. Existe algum email pelo qual possamos entrar em contato?

Unknown disse...

Ricardo, só vi teu comentário agora, meu querido. Tem e-mail sim: flaviomeireles@gmail.com, flaviovmmeireles@gmail.com.