segunda-feira, 2 de julho de 2007

Resumo da 8ª Rodada do Campeonato Brasileiro

A 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, disputada na quinta-feira (28) e no sábado (30), serviram pra reforçar algumas aspectos na competição. Enquanto o céu parece o limite para equipes como Botafogo e Goiás, times como Náutico e América RN parecem ainda não ter começado a jogar, e o Vasco permanece em queda livre.

A vitória do Botafogo sobre o Fluminense no clássico carioca ratificou o bom momento da Estrela Solitária no Campeonato Brasileiro e a boa fase de Dodô. Agora, o time de General Severiano tem cinco pontos de vantagem para o Goiás, segundo colocado. O Goiás, aliás, mais uma vez faz uma ótima competição. Nessa rodada, a equipe alcançou a sua quarta vitória consecutiva. Liderados por Paulo Bonamigo, Paulo Baier e Welliton, o time tem aproveitado bem as oportunidades.

E o craque da rodada, quem terá sido? Por todas as circunstâncias, Dodô parece o mais indicado para receber a alcunha. Na inauguração do mais moderno estádio do país - Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão -, o atacante foi o grande nome do Botafogo na vitória sobre o Fluminense. Auxiliado pelo sempre importante André Lima, ele marcou dois gols e já colocou seu nome na história da nova arena do futebol brasileiro.

Em relação ao fim de semana passado, a 8ª rodada do Campeonato Brasileiro foi bem mais agradável, principalmente no que diz respeito à quantidade de gols bonitos. Três, em especial, merecem grande destaque. O gol marcado pelo atacante Éder Luís, do Atlético Mineiro, no empate entre o Galo e o Internacional em Porto Alegre foi belíssimo. Depois de aplicar um lençol sobre o marcador, ele ainda teve a tranquilidade de driblar o goleiro e mandar para o fundo do gol. A pancada de Alan Bahia, no gol de empate do Atlético Paranaense contra o Paraná também teve a sua plástica. Nenhum desses dois, porém, foi tão mágico quando o terceiro gol do Cruzeiro na vitória contra o Vasco. Ao som dos gritos de "Olé" da torcida celeste, a Raposa trocou passes como quis, fazendo a bola girar por boa parte do campo, com direito até a passe de calcanhar. A cereja do bolo foi o lindo chute da jovem revelação do Cruzeiro, no ângulo da meta defendida por Sílvio Luís. Inapelável! Perfeito!

Duro mesmo foi eleger a decepção da rodada. Se nenhum jogador atuou mal o suficiente para ser considerado uma decepção, algumas equipes têm se apresentado de forma sofrível. O América RN é uma delas. O time sequer parece ter entrado em campo no campeonato, e a situação tende a piorar, já que o bom técnico Lori Sandri abandonou o barco. A situação do Vasco também preocupa. Depois de liderar a competição, o Gigante da Colina amarga três derrotas consecutivas. Será que dá para confiar? Mas a maior decepção do fim de semana parece mesmo ser o Náutico. Além de ser goleado de forma humilhante por um de seus maiores rivais - o Sport -, o Timbu ainda teve dois jogadores expulsos - Baiano e Acosta. A expulsão, aliás, valeu a dispensa do lateral. Menos mal a diretoria do time já ter se movimentado. Após o vexame na Ilha do Retiro, o pseudo-treinador Paulo César Gusmão foi demitido. Isso já pode ser o começo da recuperação...

A seguir os jogos e a classificação do campeonato:

- Sport 4 x 1 Náutico
Gols: Carlinhos Bala (2), Durval e Washington; Hamilton

- Figueirense 0 x 0 São Paulo

- América RN 0 x 3 Goiás
Gols: Fabrício Carvalho, Leonardo e Welliton

- Cruzeiro 3 x 1 Vasco
Gols: Roni, Wágner e Guilherme; Martin García

- Santos 0 x 0 Grêmio

- Corinthians 0 x 1 Palmeiras
Gol: Dininho

- Internacional 1 x 1 Atlético Mineiro
Gols: Adriano; Éder Luís

- Paraná 2 x 2 Atlético Paranaense
Gols: Josiel (2); Alex Mineiro e Alan Bahia

- Fluminense 1 x 2 Botafogo
Gols: Alex Dias; Dodô (2)


- Classificação:
1° Botafogo 20 pontos
2° Goiás 15 pontos
3° Paraná 15 pontos
4° São Paulo 14 pontos
5° Cruzeiro 13 pontos
6° Fluminense 12 pontos
7° Corinthians* 12 pontos
8 ° Atlético PR 12 pontos
9° Atlético MG 12 pontos
10° Figueirense 11 pontos
11° Vasco 11 pontos
12° Palmeiras 11 pontos
13° Grêmio 10 pontos
14° Sport 8 pontos
15° Internacional 8 pontos
16° Santos 8 pontos
17° Juventude* 7 pontos
18° Flamengo** 6 pontos
19° Náutico 5 pontos
20° América RN 4 pontos

* Corinthians e Juventude disputaram apenas sete partidas no Campeonato Brasileiro.
** Flamengo disputou apenas seis partidas no Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário: