quarta-feira, 20 de junho de 2007

Alguém aguenta o Dunga?

Já é madrugada...

Sem um pingo de sono, gasto meu precioso tempo em frente ao computador.

Já abri e fechei todos os sites de esportes do Brasil - e de Portugal também! - e nada desse sono chegar. Já vi que a Ponte Preta venceu mais uma partida na Série B do Campeonato Brasileiro. Vi que o Obina voltou a treinar com bola e marcou três gols no recreativo do Flamengo. Vi até que um guri do Figueirense é um baita de um gato - o moleque alterou a idade em três anos, doido!

Nenhuma notícia, porém, me chamou mais a atenção que a escalação do digníssimo treinador da Seleção Brasileira, Dunga. Analisando a provável formação titular que ele deve levar para a Copa América, parece evidente o quanto ele está confuso no comando da amarelinha.

No início do seu trabalho, Dunga não abria mão de Elano no seu meio-campo. Enquanto preocupava-se em "dar uma lição" em Kaká e Ronaldinho Gaúcho, o treinador parecia apostar todas as suas fichas no meia do Shakhtar Donetsk. Na verdade, ele parecia intocável, mesmo porque vinha fazendo boas partidas, jogando sempre com a regularidade, uma das principais marcas do seu futebol.

Nas últimas três ou quatro partidas - desculpem a imprecisão, mas desde que o Dunga assumiu a Seleção, o meu interesse pelos seus jogos diminuiu consideravelmente -, porém, ele mudou o esquema de jogo. Ele abriu mão daquele que, até então, era o seu xodó, Elano, e resolveu montar a linha de três meias atacantes atrás do centroavante.

O que era um 4-4-2 - ou quem sabe um 4-3-1-2 -, passou a ser 4-2-3-1. Pode parecer bobagem, mas o modo de jogar nas duas formações é bem diferente. Empolgados com a ousadia de Dunga, muita gente elogiou a alteração tática, que, infelizmente, não surtiu grande efeito. Aliás, Dunga ainda não conseguiu fazer a Seleção Brasileira jogar bem...

Sem poder contar com Kaká e Ronaldinho Gaúcho, e analisando as últimas escalações de Dunga, não seria precipitação pensar que o técnico da Seleção Brasileira faria as modificações, digamos, mais óbvias. Diego, sem dúvida, é único jogador com características que se assemelham às de Kaká. Em grande fase, pode ser o destaque do Brasil na Copa América, e garantir um lugar de vez no coração de Dunga. A sua escolha é incontestável!

Mas, e o substituto de Ronaldinho Gaúcho? Seria Elano a peça mais adequada? Para mim, a primeira alternativa ao dentuço seria o garoto Anderson. Estilos de jogo parecidos, posições semelhantes... Até o cabelo lembra um pouco - perdoe-me pela piada infame. Ninguém mais merecia essa vaga que a nova contratação do Manchester United. Até mesmo para manter os três meias-atacantes atrás de Vágner Love - o atacante escolhido.

Já pensou que inferno fariam Robinho, Diego e Anderson juntos? O futebol brasileiro agradeceria. Até Dunga agradeceria, se conseguisse enxergar um palmo à frente do seu nariz...

Vou dormir! Afinal, já são 03 horas da madrugada!

Um comentário:

Mautex disse...

Caro Flavio, conheci seu blog hoje. Queria te fazer um convite para entrar na nossa comunidade só de futebol. Chama-se OleOle. Lá você pode tanto ter um perfil e fazer amigos boleiros, como recomendar links do seu blog, ter seu próprio blog e até postar e discutir futebol em outras línguas. O endereço é http://br.oleole.com Aguardo uma visita sua. abs Mauricio Teixeira