domingo, 10 de junho de 2007

Onde está aquele matador?

Nesse fim de semana, o Palmeiras voltou a decepcionar a sua torcida no Parque Antártica. Diante de um Botafogo líder do Campeonato Brasileiro, a equipe nostrou bom futebol, velocidade e consistência tática. Mesmo assim, mais uma vez a equipe saiu de campo sem conseguir vencer uma partida em seus domínios. Pergunte a qualquer palmeirense os motivos para os sucessivos tropeços, e a maior parte deles terá essa resposta na ponta da língua: Falta um matador!

Desde a saída de Vágner Love, em 2003, o Palmeiras sempre encontrou problemas para encontrar um camisa 9 que estivesse à altura das tradições do clube. Após a despedida do "Artilheiro do Amor", passaram pelo comando de ataque do Palmeiras dezenas de atacantes. Nenhum deles, entretanto, deixou saudades. Kahê, Washington, Gioino foram alguns dos jogadores que tentaram fazer a torcida esquecer Vágner Love...

Só com a chegada de Edmundo as coisas enfim ganharam um novo rumo. Artilheiro do Palmeiras no último ano e também nesses primeiros seis meses de 2007, ele é o principal responsável pela arte de balançar as redes no time dirigido pelo ótimo Caio Junior. A sua ausência, porém, deixa torcedores desesperados e o time órfão de um jogador com capacidade de decisão.

No atual elenco, Osmar fazia os seus golzinhos. Vice-artilheiro do Palmeiras na temporada, ele nunca agradou a totalidade da torcida, mas sempre apresentou um futebol de pouca técnica mas de gols importantes. Quando parecia realmente preparado para assumir a responsabilidade de ser o sonhado camisa 9, uma séria contusão no joelho o tirou de combate.

Poucos meses antes, o Palmeiras já havia perdido um de seus candidatos a matador. Uma partida depois de ter feito o seu primeiro gol com a camisa verde, Alemão também saiu de cena por um problema no joelho.

Entre os atacantes à disposição de Caio Junior, muita disposição e pouca qualidade. O paraguaio Florentin bem que se esforça: abre espaço nas defesas adversárias, faz o papel de pivô em algumas oportunidades e até se arrisca a dar assistências. O grande problema é que não tem marcado gols.

Além de Florentin, o alvi-verde tem Alex Afonso e Cristiano. O primeiro sempre se destaca por equipes pequenas, mas nunca desencanta no Verdão. Jogando pelo Palmeiras B no ano passado, ele foi o Artilheiro da terceira divisão do futebol paulista. Quando teve sua oportunidade no time principal, contudo, não aproveitou. Esse ano, voltou a se destacar em uma equipe de menor expressão. Jogando pelo Bragantino, foi o artilheiro do clube no Campeonato Paulista. Entrou nos dois últimos jogos do Palmeiras no Brasileirão, mas ainda não balançou as redes. Quem sabe nas próximas rodadas... Não sei porque, mas acho que ele será o famigerado camisa 9.

Já Cristiano dispensa comentários. Desengonçado e sem faro de gol, parece impossível entender como ele foi o vice-artilheiro do Paraná no último Campeonato Brasileiro. No jogo de ontem, perdeu um gol que até Jô Soares faria...

Pior do que constatar que não há dentro do clube uma opção que possa resolver o problema de gols do Verdão é concluir que as opções no mercado são raríssimas. O Palmeiras tentou Dênis Marques, Alex Mineiro, Alecsandro e Rômulo. Não conseguiu nenhum e, praticamente, esgotou as possibilidades "disponíveis". E agora, quem pode virar alvo? Haveria algum matador dando sopa? Juro que passei a manhã pensando nisso, mas não encontrei ninguém que pudesse ser palpável. Uns são muito caros e outros muito ruins...

Pra você, que seria capaz de resolver o problema de gols no Palmeiras?

Nenhum comentário: