quinta-feira, 20 de setembro de 2007

E o espetáculo começou!

(Jogadores do Barcelona comemoram gol no massacre sobre o Lyon)

Nos últimos dias, visitei inúmeros blogs comentando sobre a maior competição entre clubes de todo o mundo: a Liga dos Campeões da Europa. Por diversas vezes, tive vontade de escrever aqui no blog minhas previsões para o torneio europeu. Sei que muitos vão dizer que falar depois de ter acompanhado a primeira rodada do campeonato é mais fácil, mas é que trabalhar das 7h às 12h e assistir aula na universidade das 14h às 22h me deixaram um pouco sem tempo.

Mesmo após acompanhar a primeira rodada da competição, continuo cheio de dúvidas sobre quem é o maior favorito ao título europeu na temporada 2007/2008. Depois de muito analisar, reduzi de 32 para 11 o número de clubes que realmente podem lutar para chegar ao ponto mais alto do Velho Continente: Liverpool, Chelsea, Valencia, Real Madrid, Milan, Barcelona, Manchester United, Roma, Internazionale, Arsenal e Sevilla. Entre esses, aposto (sem muita convicção) minhas fichas no Real Madrid.

Grupo a grupo (em negrito e itálico, os favoritos)

Grupo A - Liverpool, Porto, Olympique de Marselha e Besikitas
O Liverpool deve se classificar sem maiores dificuldades. Mesmo inferior aos Reds, o Porto também deve garantir uma vaga na próxima fase. A briga mesmo deve ficar entre Olympique e Besikitas, para ver quem conquista o terceiro lugar e se classifica para a Copa Uefa. Aposto nos franceses.

Grupo B - Chelsea, Valencia, Schalke 04 e Rosenberg
Chelsea (mesmo sem José Mourinho) e Valencia têm times para superarem a primeira fase da Liga dos Campeões sem grandes dificuldades. A vaga na Copa Uefa deve ficar com o Schalke, enquanto o Rosenberg não deve passar de um mero coadjuvante.

Grupo C - Real Madrid, Werder Bremen, Lazio e Olympiacos
Real Madrid é a maior força do grupo e a sua estréia mostrou isso. O difícil é se decidir entre Werder Bremen e Lazio na segunda fase da Liga, mas aposto nos alemães (que têm Diego), enquanto os italianos devem ficar com o terceiro lugar e disputar a Copa Uefa. Olympiacos será apenas um figurante.

Grupo D - Milan, Shakhtar Donetsk, Benfica e Celtic
O Milan é o atual campeão europeu e o Shakhtar investiu mais de 60 milhões de euros na atual temporada. São meus favoritos, enquanto Benfica e Celtic disputarão cabeça a cabeça pela vaga na Copa Uefa. Os portugueses levam ligeira vantagem.

Grupo E - Barcelona, Lyon, Stuttgart e Rangers
O Barcelona tem Ronaldinho Gaúcho, Messi, Henry e Eto’o. Dispensa qualquer tipo de comentário. O Lyon, apesar de estar bem mais fraco que nos últimos anos, tem tudo para ficar com a segunda vaga. Ainda sonolento na atual temporada, o Stuttgart pode ser o terceiro, mas a briga vai ser dura com os escoceses do Rangers.

Grupo F - Manchester United, Roma, Sporting e Dinamo Kiev
Manchester United e Roma são duas das maiores forças do futebol europeu na atualidade. Devem ficar com as vagas na próxima fase, enquanto o Sporting tem tudo para conquistar a terceira posição e o direito de disputar a Copa Uefa. E o Dinamo que se preocupe com o Campeonato Ucraniano.

Grupo G - Internazionale, Fenerbahçe, CSKA e PSV
O grupo mais equilibrado da Liga dos Campeões reúne os campeões italiano, turco, russo e holandês. A Inter tem um elenco muito forte e o Fenerbahçe tem a genialidade de Alex. Por isso, fico com os dois. E que briga entre CSKA e PSV pela vaga na Copa Uefa, hein? Aposto no CSKA.

Grupo H - Arsenal, Sevilla, Slavia Praga e Steaua Bucareste
Talvez o grupo mais fácil de fazer previsão, já que é difícil imaginar que Slavia Praga e Steaua Bucareste façam frente a Arsenal e Sevilla. O duro é saber qual das duas “babas” (Steaua e Praga) ficará com uma vaga na Copa Uefa.

Resultados da primeira rodada

- Olympique de Marselha 2 x 0 Besikitas
Gols: Rodriguez e Cissé

- Porto 1 x 1 Liverpool
Gols: Lucho Gonzalez; Kuyt

- Chelsea 1 x 1 Rosenberg
Gols: Shevchenko; Koppinen

- Schalke 04 0 x 1 Valencia
Gol: Villa

- Olympiacos 1 x 1 Lazio
Gols: Galetti; Zauri

- Real Madrid 2 x 1 Werder Bremen
Gols: Raul e Nistelrooy; Sanogo

- Milan 2 x 1 Benfica
Gols: Pirlo e Inzaghi; Nuno Gomes

- Shakhtar Donetsk 2 x 0 Celtic
Gols: Brandão e Lucarelli

- Barcelona 3 x 0 Lyon
Gols: Clerc (contra), Messi e Henry

- Rangers 2 x 1 Stuttgart
Gols: Adam e Darcheville; Mario Gomez

- Roma 2 x 0 Dinamo Kiev
Gols: Perrota e Totti

- Sporting 0 x 1 Manchester United
Gol: Cristiano Ronaldo

- Fenerbahçe 1 x 0 Internazionale
Gol: Deivid

- PSV 2 x 1 CSKA
Gols: Lazovic e Perez; Vagner Love

- Arsenal 3 x 0 Sevilla
Gols: Fabregas, Van Persie e Eduardo da Silva

- Slavia Praga 2 x 1 Steaua Bucareste
Gols: Senkerik e Belaid; Goian

Um comentário:

Braitner Moreira disse...

Se fosse pra botar minha grana, apostaria em Real ou Liverpool.

Mas de coração, queria que o título ficasse com Roma ou Arsenal. Me alegraria ver algum time de futebol fluido levar o maior torneio de clubes do mundo.

[]'s