sexta-feira, 29 de junho de 2007

Resumo da 7ª rodada do Campeonato Brasileiro - com muito atraso!

A 8ª rodada do Campeonato Brasileiro já começou e só agora faço um resumo do que de melhor aconteceu nos jogos do último final de semana. A falta de inspiração não permitiu que eu fizesse isso antes, mas o importante é que estou de volta. Sigamos!

Sem os jogos Botafogo vs Corinthians e Vasco vs Flamengo - adiados para os dias 15 de agosto e 16 de outubro, respectivamente -, a 7ª rodada do Brasileirão teve apenas oito partidas disputadas nesse último final de semana. Nesses oito confrontos, os artilheiros não estiveram lá muito inspirados, e só 18 gols foram marcados.

Bem difícil a tarefa de escolher um craque para essa rodada. Nas anteriores, um jogador sempre se destacava marcando muitos gols ou dando diversas assistências. Mas, na 7ª rodada, foi árdua a missão de escolher o grande destaque. Analisando bem as atuações dos 16 times em campo nesse final de semana, o jogador que mais parece merecer o título de craque da rodada é o atacante cruzeirense Araújo. Pelos seus dois importantes gols e, muito mais, pelo ambiente em que vive o Cruzeiro nessa fase da competição. Em "crise técnica", a Raposa era considerada por muita gente uma presa fácil contra o Atlético Mineiro. A atuação de Araújo, Roni, Guilherme e companhia, porém, mostrou como o velho bordão é preciso: Clássico é clássico!

Além de poucos gols, o torcedor também ficou não pôde acompanhar nenhum gol que pudesse ser considerado uma obra de arte. Eu mesmo batia a cabeça para escolher o gol mais bonito da rodada. Mas, pelo conjunto da obra, o escolhido é o lateral/meia do Atlético Paranaense Edno. O seu gol, que abriu o caminho para a vitória do Furacão sobre o Palmeiras em pleno Parque Antártica, foi uma amostra do seu bom futebol: aliou força, habilidade e inteligência. A triangulação entre Edno, Alan Bahia e Alex Mineiro foi de encher os olhos. Mais uma vez, pior para o Verdão!

Por último, a decepção. O ponto negativo da rodada bem que poderia ser o Palmeiras, que não vence a cinco partidas e perdeu mais uma jogando em seus domínios. Poderia ser, também, o Fluminense, que apresentou um futebol sofrível contra o fraquíssimo América RN. Mas ninguém merece mais o título de decepção da rodada do que o meia do Atlético Mineiro Marcinho. Depois de estar perdendo por 2 a 0 e empatar o jogo 20 minutos, o meia teve a chance de virar a partida na cobrança de um penalti muitíssimo mal marcado. A cobrança, no entanto, parou nas mãos do goleiro Gatti, e com ela a recuperação do Galo no clássico. O resultado final não poderia ser outro: Deu Cruzeiro, por 4 a 2.

A seguir os jogos e a classificação.

- Juventude 1 x 1 Figueirense
Gols: Éber; Vitor Simões

- Paraná 1 x 0 Sport
Gol: Beto

- Santos 0 x 2 São Paulo
Gols: Aloísio e Dagoberto

- Cruzeiro 4 x 2 Atlético MG
Gols: Araújo (2), Guilherme e Ramires; Lima e Éder Luís

- Palmeiras 0 x 2 Atlético PR
Gols: Edno e Alex Mineiro

- América RN 0 x 1 Fluminense
Gol: Adriano Magrão

- Internacional 0 x 2 Grêmio
Gols: Lúcio e Diego Sousa

- Náutico 0 x 2 Goiás
Gols: Fabrício Carvalho (2)


- Classificação:
1° Botafogo 17 pontos
2° Paraná 14 pontos
3° São Paulo 13 pontos
4° Goiás 12 pontos
5° Fluminense 12 pontos
6° Corinthians 12 pontos
7° Atlético PR 11 pontos
8° Atlético MG 11 pontos
9° Vasco 11 pontos
10° Cruzeiro 10 pontos
11° Figueirense 10 pontos
12° Grêmio 9 pontos
13° Palmeiras 8 pontos
14° Juventude 7 pontos
15° Internacional 7 pontos
16° Santos 7 pontos
17° Flamengo 6 pontos
18° Sport 5 pontos
19° Náutico 5 pontos
20° América RN 4 pontos

quinta-feira, 21 de junho de 2007

O sonho acabou...

A torcida lotou o estádio. Empolgados com a campanha do Grêmio no Olímpico, quase 44 mil pessoas pagaram para assistir talvez a final mais típica do mais importante campeonato sul-americano. Precisando reverter a desvantagem de três gols - o Tricolor havia perdido para o Boca na última quarta-feira por 3 a 0 -, o Grêmio bem que tentou: correu, brigou, bateu. Todo o esforço, porém, não foi suficiente para dar ao time o título da Libertadores. Derrotado também em casa, nem mesmo o vice-campeonato foi capaz de acabar com lua-de-mel entre os jogadores e a torcida, iniciada logo depois da épica Batalha dos Aflitos.

Apesar da luta, o Grêmio não fez uma boa partida. Logo no início do jogo, quando o time começou a insistir nos chutões na direção de Tuta, parecia que as coisas não iam bem. Com Tcheco em noite na inspirada, Lucas tímido na armação das jogadas e, principalmente, jogando contra Riquelme, o time sucumbiu.

No jogo em que sofreu seus primeiros gols em casa na competição, o maior destaque do Grêmio foi, justamente, uma das peças mais jovens do elenco: Carlos Eduardo. Ao lado de Gavilan e Diego Souza, o canhotinho ciscou, driblou, correu, mas boa parte de seus companheiros não tiveram a mesma capacidade.

Pela disposição e pelo fato de não terem se escondido do jogo, destaco também os dois laterais do Grêmio. Embora, tecnicamente, nenhum dos dois seja o sonho de qualquer clube brasileiro, a garra demonstrada até o último minuto do jogo foi bonita de se ver.

Do lado do Boca, ninguém mais merece as honras que o maestro Riquelme. Naquela que foi a sua despedida do time do seu coração - pelo menos temporária! -, ele mais uma vez mostrou do que é capaz. Cadenciou o jogo quando tinha que cadenciar, tocou a bola quando tinha que toca e matou a partida no momento certo. O que dizer do único jogador da Libertadores a conseguir fazer gols no Grêmio no Olímpico?

Eu só digo uma coisa: eu não digo é nada!

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Alguém aguenta o Dunga?

Já é madrugada...

Sem um pingo de sono, gasto meu precioso tempo em frente ao computador.

Já abri e fechei todos os sites de esportes do Brasil - e de Portugal também! - e nada desse sono chegar. Já vi que a Ponte Preta venceu mais uma partida na Série B do Campeonato Brasileiro. Vi que o Obina voltou a treinar com bola e marcou três gols no recreativo do Flamengo. Vi até que um guri do Figueirense é um baita de um gato - o moleque alterou a idade em três anos, doido!

Nenhuma notícia, porém, me chamou mais a atenção que a escalação do digníssimo treinador da Seleção Brasileira, Dunga. Analisando a provável formação titular que ele deve levar para a Copa América, parece evidente o quanto ele está confuso no comando da amarelinha.

No início do seu trabalho, Dunga não abria mão de Elano no seu meio-campo. Enquanto preocupava-se em "dar uma lição" em Kaká e Ronaldinho Gaúcho, o treinador parecia apostar todas as suas fichas no meia do Shakhtar Donetsk. Na verdade, ele parecia intocável, mesmo porque vinha fazendo boas partidas, jogando sempre com a regularidade, uma das principais marcas do seu futebol.

Nas últimas três ou quatro partidas - desculpem a imprecisão, mas desde que o Dunga assumiu a Seleção, o meu interesse pelos seus jogos diminuiu consideravelmente -, porém, ele mudou o esquema de jogo. Ele abriu mão daquele que, até então, era o seu xodó, Elano, e resolveu montar a linha de três meias atacantes atrás do centroavante.

O que era um 4-4-2 - ou quem sabe um 4-3-1-2 -, passou a ser 4-2-3-1. Pode parecer bobagem, mas o modo de jogar nas duas formações é bem diferente. Empolgados com a ousadia de Dunga, muita gente elogiou a alteração tática, que, infelizmente, não surtiu grande efeito. Aliás, Dunga ainda não conseguiu fazer a Seleção Brasileira jogar bem...

Sem poder contar com Kaká e Ronaldinho Gaúcho, e analisando as últimas escalações de Dunga, não seria precipitação pensar que o técnico da Seleção Brasileira faria as modificações, digamos, mais óbvias. Diego, sem dúvida, é único jogador com características que se assemelham às de Kaká. Em grande fase, pode ser o destaque do Brasil na Copa América, e garantir um lugar de vez no coração de Dunga. A sua escolha é incontestável!

Mas, e o substituto de Ronaldinho Gaúcho? Seria Elano a peça mais adequada? Para mim, a primeira alternativa ao dentuço seria o garoto Anderson. Estilos de jogo parecidos, posições semelhantes... Até o cabelo lembra um pouco - perdoe-me pela piada infame. Ninguém mais merecia essa vaga que a nova contratação do Manchester United. Até mesmo para manter os três meias-atacantes atrás de Vágner Love - o atacante escolhido.

Já pensou que inferno fariam Robinho, Diego e Anderson juntos? O futebol brasileiro agradeceria. Até Dunga agradeceria, se conseguisse enxergar um palmo à frente do seu nariz...

Vou dormir! Afinal, já são 03 horas da madrugada!

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Resumo da 6ª Rodada do Campeonato Brasileiro

Após a 6ª rodada do Campeonato Brasileiro, quem era líder ficou ainda mais líder. Responsável por três dos 29 gols marcados neste fim de semana, o Botafogo ampliou a sua vantagem na liderança do Brasileirão. Enquanto o time dirigido por Cuca deslancha, equipes como Palmeiras e Vasco parecem em queda livre.

A derrota do Palmeiras para o Goiás, no Estádio Serra Dourada, aliás, foi palco de dois dos maiores destaques da rodada. Por um lado, Paulo Baier comandou o time dirigido por Paulo Bonamigo, dando assistência para os três gols do Verdão do Planalto Central. A atuação do ex-palmeirense lhe valeu o título de craque da rodada.

Ainda no mesmo jogo podemos destacar o belíssimo gol do garoto Caio. Tendo o difícil papel de substituir o craque Edmundo, ele foi o mais lúcido do Palmeiras na partida, e quase deixou sua marca em outras duas oportunidades. O seu golaço foi a única coisa que permitiu aos palmeirenses algum tipo de comemoração...

Já o jogador-decepção da rodada, mais uma vez, é um goleiro: Júlio César, do Botafogo. Bom de bola esse garoto é, mas sua coleção de frangos no Maracanã já começa a deixar a torcida botafoguense preocupada. O gol sofrido ontem, após um recuo de bola do zagueiro Alex, foi algo digno dos piores momentos do futebol.
- Corinthians 0 x 0 Paraná

- Grêmio 0 x 2 Cruzeiro
Gols: Charles e Leandro Domingues

- Flamengo 2 x 2 Internacional
Gols: Ronaldo Angelim e Juan; Alex e Adriano

- Goiás 3 x 1 Palmeiras
Gols: Leonardo, Amaral e Wendell; Caio

- Atlético Mineiro 4 x 1 Figueirense
Gols: Danilinho, Éder Luís, Paulo Henrique e Diogo (contra); Fernandes

- São Paulo 2 x 0 Vasco
Gols: Borges (2)

- Atlético Paranaense 1 x 1 Fluminense
Gols: Dênis Marques; Thiago Silva

- Sport 2 x 2 América-RN
Gols: Durval e Carlinhos Bala; Luciano Dias (2)

- Botafogo 3 x 1 Náutico
Gols: Juninho, André Lima e Jorge Henrique; Alex (contra)

- Juventude 0 x 2 Santos
Gols: Cléber Santana e Marcos Aurélio


- Classificação:
1° Botafogo* 17 pontos
2° Corinthians 12 pontos
3° Paraná 11 pontos
4° Atlético Mineiro 11 pontos
5° Vasco* 11 pontos
6° São Paulo 10pontos
7° Goiás 9 pontos
8° Figueirense 9 pontos
9° Fluminense 9 pontos
10° Atlético Paranaense 8 pontos
11° Palmeiras 8 pontos
12° Cruzeiro 7 pontos
13° Internacional 7 pontos
14° Santos 7 pontos
15° Juventude 6 pontos
16° Grêmio 6 pontos
17° Flamengo 6 pontos
18° Sport 5 pontos
19° Náutico 5 pontos
20° América-RN 4 pontos

* Botafogo e Vasco têm um jogo a mais que os outros times do campeonato.

domingo, 10 de junho de 2007

Resumo da 5ª rodada do Campeonato Brasileiro

A 5ª rodada do Campeonato Brasileiro teve 34 gols, em boa parte graças à chuva de gols que aconteceu no Estádio dos Aflitos, em Pernambuco, onde Náutico e Paraná empataram em 4 a 4. Nada mais normal que um desses oito gols tenha sido o mais bonito da rodada. O primeiro gol da partida, marcado pelo zagueiro paranaense Neguette foi uma verdadeira pintura, aliando força e precisão.

O craque da rodada, por sua vez, é do Planalto Central. O jovem atacante Wellinton, do Goiás, fez e aconteceu na vitória do Verdão sobre o Atlético Paranaense em plena Kyocera Arena: teve participação decisiva no primeiro gol, marcou o segundo e deu a assistência para o terceiro. Os grandes clubes que prestem atenção nesse garoto!

Por último, o jogador-decepção da rodada foi o bom goleiro do Flamengo, Bruno. Um dos cinco melhores arqueiros do país na atualidade, ele teve uma tarde para esquecer. Se não teve sorte no primeiro gol, falhou no segundo e no terceiro. O quarto, de penalti, só serviu para terminar de destruir sua terrível partida.

A seguir, o placar dos jogos da rodada e um resumo da classificação:

- Vasco 4 x 0 Grêmio
Gols: Romário (2), André Dias e Abedi

- Náutico 4 x 4 Paraná
Gols: Acosta (2), Marcel e Felipe; Josiel (2), Vandinho e Neguette

- Palmeiras 1 x 1 Botafogo
Gols: Paulo Sérgio; André Lima

- América-RN 1 x 2 Corinthians
Gols: Leandro Sena; Marcelo Oliveira e Finazzi

- Figueirense 4 x 0 Flamengo
Gols: Chicão (2), Jean Carlos e Vitor Simões

- Atlético Paranaense 0 x 3 Goiás
Gols: Paulo Henrique, Wellinton e Felipe

- Fluminense 3 x 0 Sport
Gols: Alex Dias, Rodrigo Tiuí e Cícero

- Internacional 1 x 0 Santos
Gols: Alexandre Pato

- São Paulo 0 x 1 Atlético Mineiro
Gols: Paulo Henrique

- Cruzeiro 2 x 3 Juventude
Gols: Roni (2); Beto, Marcão e Éber


- Classificação:
1° Vasco 11 pontos
2° Botafogo 11 pontos
3° Corinthians 11 pontos
4° Paraná 10 pontos
5° Figueirense 9 pontos
6° Fluminense 8 pontos
7° Palmeiras 8 pontos
8° Atlético MG 8 pontos
9° São Paulo 7 pontos
10° Atlético PR 7 pontos
11° Goiás 6 pontos
12° Juventude 6 pontos
13° Internacional 6 pontos
14° Grêmio 6 pontos
15° Náutico 5 pontos
16° Flamengo 5 pontos
17° Cruzeiro 4 pontos
18° Sport 4 pontos
19° Santos 4 pontos
20° América RN 3 pontos

Onde está aquele matador?

Nesse fim de semana, o Palmeiras voltou a decepcionar a sua torcida no Parque Antártica. Diante de um Botafogo líder do Campeonato Brasileiro, a equipe nostrou bom futebol, velocidade e consistência tática. Mesmo assim, mais uma vez a equipe saiu de campo sem conseguir vencer uma partida em seus domínios. Pergunte a qualquer palmeirense os motivos para os sucessivos tropeços, e a maior parte deles terá essa resposta na ponta da língua: Falta um matador!

Desde a saída de Vágner Love, em 2003, o Palmeiras sempre encontrou problemas para encontrar um camisa 9 que estivesse à altura das tradições do clube. Após a despedida do "Artilheiro do Amor", passaram pelo comando de ataque do Palmeiras dezenas de atacantes. Nenhum deles, entretanto, deixou saudades. Kahê, Washington, Gioino foram alguns dos jogadores que tentaram fazer a torcida esquecer Vágner Love...

Só com a chegada de Edmundo as coisas enfim ganharam um novo rumo. Artilheiro do Palmeiras no último ano e também nesses primeiros seis meses de 2007, ele é o principal responsável pela arte de balançar as redes no time dirigido pelo ótimo Caio Junior. A sua ausência, porém, deixa torcedores desesperados e o time órfão de um jogador com capacidade de decisão.

No atual elenco, Osmar fazia os seus golzinhos. Vice-artilheiro do Palmeiras na temporada, ele nunca agradou a totalidade da torcida, mas sempre apresentou um futebol de pouca técnica mas de gols importantes. Quando parecia realmente preparado para assumir a responsabilidade de ser o sonhado camisa 9, uma séria contusão no joelho o tirou de combate.

Poucos meses antes, o Palmeiras já havia perdido um de seus candidatos a matador. Uma partida depois de ter feito o seu primeiro gol com a camisa verde, Alemão também saiu de cena por um problema no joelho.

Entre os atacantes à disposição de Caio Junior, muita disposição e pouca qualidade. O paraguaio Florentin bem que se esforça: abre espaço nas defesas adversárias, faz o papel de pivô em algumas oportunidades e até se arrisca a dar assistências. O grande problema é que não tem marcado gols.

Além de Florentin, o alvi-verde tem Alex Afonso e Cristiano. O primeiro sempre se destaca por equipes pequenas, mas nunca desencanta no Verdão. Jogando pelo Palmeiras B no ano passado, ele foi o Artilheiro da terceira divisão do futebol paulista. Quando teve sua oportunidade no time principal, contudo, não aproveitou. Esse ano, voltou a se destacar em uma equipe de menor expressão. Jogando pelo Bragantino, foi o artilheiro do clube no Campeonato Paulista. Entrou nos dois últimos jogos do Palmeiras no Brasileirão, mas ainda não balançou as redes. Quem sabe nas próximas rodadas... Não sei porque, mas acho que ele será o famigerado camisa 9.

Já Cristiano dispensa comentários. Desengonçado e sem faro de gol, parece impossível entender como ele foi o vice-artilheiro do Paraná no último Campeonato Brasileiro. No jogo de ontem, perdeu um gol que até Jô Soares faria...

Pior do que constatar que não há dentro do clube uma opção que possa resolver o problema de gols do Verdão é concluir que as opções no mercado são raríssimas. O Palmeiras tentou Dênis Marques, Alex Mineiro, Alecsandro e Rômulo. Não conseguiu nenhum e, praticamente, esgotou as possibilidades "disponíveis". E agora, quem pode virar alvo? Haveria algum matador dando sopa? Juro que passei a manhã pensando nisso, mas não encontrei ninguém que pudesse ser palpável. Uns são muito caros e outros muito ruins...

Pra você, que seria capaz de resolver o problema de gols no Palmeiras?

Agora sim!

Depois de abrir e fechar blogs, de ter participado da revolução chamada "Los Comillones", enfim esse teresinense de 21 aninhos finalmente desenhou um blog que pode lhe tirar a preguiça de escrever. A princípio, ele foi criado para falar sobre futebol, mas outros temas passarão pela minha cabeça, pelo meu teclado e apareceram diante dos monitores de cada um dos leitores.

Nesse fim de semana, sem nada pra fazer em casa, resolvi dar aquela 786ª olhada no primeiro texto do blog. Vi como a visualização do blog estava horrível - e ainda li o comentário da Natália... - e dei uma "guaribada" na configuração.

Agora, só falta postar com frequência... E é justamente isso que me preocupa!