quarta-feira, 18 de julho de 2007

Rapidinhas II


Seleção Brasileira - Como passei o final de semana todo trabalhando - de 8h às 22h -, não acompanhei muito do que rolou nos gramados de todo o mundo no final de semana que se passou. Nem à final da Copa América eu assisti. Mas, de tanto ler que o Brasil fez uma partida irretocável, nam vou mais comentar sobre isso.

A única coisa que quero dizer é que esse resultado pode representar um pé atrás na história da Seleção Brasileira. Quem lê este blog, sabe o quanto me aborrece ver o Dunga no comando técnico do melhor time do mundo. Mesmo que ele tenha feito a seleção jogar de forma irrepreensível, isso não anula todas as outras bobagens que ele fez ao longo do campeonato.

Continuo achando que boa parte dos jogadores chamados por Dunga para a Copa América não deveriam estar lá. Continuo achando que ele não entende nada de tática e de motivação. Além disso, é nojento ver o treinador da Seleção Brasileira sempre alfinetando Ronaldinho Gaúcho e Kaká... É melhor nem me alongar...

Seleção Olímpica - Lendo o blog do excelente André Rizek, vi a discussão de qual seria a Seleção Brasileira ideal para se levar aos Jogos Olímpicos de Berlim, no próximo ano. Levando em consideração que só jogadores nascidos até o ano de 1985 têm vaga no time, aí vão os meus 22 convocados (sem nenhum jogador com idade acima de 23 anos):

- Goleiros: Diego (Atlético Mineiro) e Renan (Internacional)
- Zagueiros: David (Palmeiras), David Luiz (Benfica), Lima (Atlético Mineiro) e Breno (São Paulo)
- Laterais: Ilsinho (São Paulo), Rafinha (Schalke 04), Marcelo (Real Madrid) e Valmir (Palmeiras)
- Volantes: Denilson (Arsenal), Lucas (Liverpool), Arouca (Fluminense)
- Meias: Diego Sousa (Grêmio), William (Corinthians), Renato Augusto (Flamengo), Diego (Werder Bremen) e Carlos Eduardo (Grêmio)
- Atacantes: Pato (Internacional), Welliton (Goiás), Guilherme (Cruzeiro) e Anderson (Manchester)

Meus titulares seriam escalados no seguinte 3-5-2: Diego; David, Breno e David Luiz; Ilsinho, Lucas, Renato Augusto, Diego (C) e Marcelo; Pato e Anderson

E se você fosse o treinador da Seleção Olímpica, que jogadores levaria para Pequim? Lembrem-se que podem ser chamados três jogadores com idade acima de 23 anos! Comentem!

terça-feira, 17 de julho de 2007

Resumo da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro


Já é noite de terça-feira. Amanhã, nesse mesmo horário, seis times estarão em campo para buscar mais três pontos no Campeonato Brasileiro. Então, nada mais natural do que fazer o resumo da 11ª rodada da competição, que contou com a primeira derrota do ainda sempre líder Botafogo.

Foram 21 gols marcados em nove partidas. Se a média não é essas maravilhas, pelo menos é superior à verificada nas últimas duas rodadas. E três deles foram essenciais para construir o placar mais importante da rodada, a vitória do Santos por 3 a 0 sobre o Botafogo. Além de marcar a queda do último invicto, a partida foi importante para mostrar a recuperação da equipe de Vanderlei Luxembrugo. Será que agora vai? Veremos nas próximas rodadas...
Vamos à tradicional escolha dos destaques da rodada...

Como não pude acompanhar muita coisa do Campeonato Brasileiro nesse fim de semana - passei o sábado e o domingo trabalhando das 8h às 20h -, não tenho muita propriedade pra eleger o craque da rodada. Vou no chutômetro mesmo! Tinha pensado no Diego Sousa, pela falta que vi ele bater no jogo contra o Palmeiras. Mas vou ficar com o cruzeirense Fernandinho, que deu assistência para os dois gols da Raposa na vitória de 2 a 1 sobre o vice-líder Goiás.
Nunca foi tão difícil escolher o gol mais bonita da rodada. Nada menos que três gols me encheram os olhos nesses últimos jogos. O primeiro deles foi do tacante Josiel, do Paraná. Aliando habilidade e sorte, ele deu um belo drible da vaca no zagueiro do Figueirense e chutou entre as pernas do goleiro. Muito bonito. No jogo entre Sport e Atlético Mineiro, o lateral pernambucano Diogo fez outra pintura. Que pancada! E que golaço! Mas o meu voto vai para o gol do colorado Pinga (foto). O drible seco, a conduzida e o tapa com toda aquela categoria me fez lembrar o Alex, ex-Palmeiras e ex-Cruzeiro. Foi lindo! Maravilhoso! Irretocável! O meu gol da rodada. (Mas a discussão fica em aberto: qual desses três gols foi o mais bonito? Comentem!)

E o prêmio de decepção vai para... o Atlético Mineiro. Desde que o excelente jornalista Mauro Beting falou que o Galo estava disputando um grande Campeonato Brasileiro, o time não vence mais na competição. Já são cinco jogos sem vitória...

Os jogos e a classificação:

- Paraná 1 x 2 Figueirense
Gols: Josiel; Henrique e Felipe Santana

- Juventude 1 x 1 Náutico
Gols: Wescley; Sidny

- Vasco 1 x 0 Atlético Paranaense
Gol: Leandro Amaral

- Sport 2 x 0 Atlético Mineiro
Gols: Diogo e Carlinhos Bala

- Santos 3 x 0 Botafogo
Gols: Marcos Aurélio, Rodrigo Tabata e Moraes

- Grêmio 1 x 1 Palmeiras
Gols: Ramon; Luís

- América RN 1 x 2 Internacional
Gols: Rogélio; Pinga e Cristhian

- Cruzeiro 2 x 1 Goiás
Gols: Wágner e Leandro Domingues; Felipe

- Corinthians 1 x 1 São Paulo
Gols: Zelão; Dagoberto


- Classificação:
1° Botafogo 24 pontos
2° Goiás 19 pontos
3° São Paulo 19 pontos
4° Palmeiras 18 pontos
5° Vasco 17 pontos
6° Figueirense 17 pontos
7° Grêmio 17 pontos
8° Cruzeiro 16 pontos
9° Paraná 16 pontos
10° Sport 14 pontos
11° Santos 14 pontos
12° Internacional 14 pontos
13° Fluminense 14 pontos
14° Corinthians 14 pontos
15° Atlético PR 13 pontos
16° Atlético MG 13 pontos
17° Juventude 11 pontos
18° Flamengo 8 pontos
19° América RN 7 pontos
20° Náutico 7 pontos

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Os pseudo-técnicos e seus bandos



No fim da noite de ontem, a Seleção Brasileira Sub-20 jogou pelo ralo a possibilidade de vencer o quinto Mundial da categoria. Jogando contra a fortíssima Espanha, a equipe chegou a abrir 2 a 0 no placar, mas acabou cedendo o empate e pegando mais dois gols na prorrogação, fechando o placar em 4 a 2. O resultado bem que poderia ser encarado como uma decepção, se o time nacional tivesse feito pelo menos uma boa partida no campeonato. Mas graças ao pseudo-treinador da seleção, Nelson Rodrigues, a melhor geração da categoria nos últimos anos amargou sua pior campanha na história da competição. Parece, realmente, que os brasileiros estão fadados a ter de aguentar aspirantes a treinadores a frente dos melhores esquadrões do futebol nacional.

O jogo de ontem foi emblemático para mostrar como as convicções de Nelson Rodrigues estavam para lá de equivocadas. Para dar maior dinamismo ao seu meio-campo, ele abriu mão do flamenguista Renato Augusto e escalou o corintiano William (foto), mantendo como titular o bom mas contestado Leandro Lima. William fez uma boa partida e Leandro Lima marcou um golaço, mas parece evidente que a nossa meia cancha ficaria muito mais criativa e equilibrada se tivesse Renato Augusto e William na armação.

Outra peça morta no esquema da Seleção Brasileira foi Jô. Convocado com status de estrela, graças ao seu "estágio" na seleção principal, o atacante do CSKA Moscou teve uma participação pífia no Mundial. Não marcou gol nem jogou bem. Mesmo assim, foi titular em todas as quatro partidas da equipe na competição. Será que só eu percebi que Jô era um a menos no escrete nacional? Ou será que, quando olhava para Luiz Adriano no banco de reservas, Nelson Rodrigues se martirizava por ter cortado o garoto cruzeirense Guilherme do time que disputou o campeonato?

Nelson Rodrigues deve ser totalmente responsabilizado pela horrenda campanha do Brasil no Campeonato Mundial sub-20, desde a convocação até a escalação do time. Deixar de fora da competição jogadores do quilate de Denílson (Arsenal), Guilherme (Cruzeiro) parece um atestado de ignorância, assim como deixar William e Carlos Eduardo na reserva de nomes como Jô e Leandro Lima.

Na Copa do Mundo Sub-20, o Brasil não teve um time. Nas quatro partidas da equipe na competição, o que se viu foi uma bando, um amontoado de jogadores desorganizados em campo. Pena que o nosso treinador não tem um centésimo da capacidade do seu homônimo, o saudoso dramaturgo Nelson Rodrigues.

Agora, é esperar para ver se a Seleção Brasileira principal também vai continuar jogando como um bando. Já sofremos o suficiente com nosso time sub-20, mas o futuro do principal não é dos mais alentadores, ainda mais depois de confirmada a final da Copa América contra a aparentemente imbatível Argentina. Será que os 3.698 volantes do também pseudo-técnico Dunga conseguirão parar Riquelme, Messi, Tevez e companhia?

É esperar para ver!

OBS.: Uma última observação. Hoje pela manhã, tive uma leve discussão com meu primo/irmão Rafita sobre o gol mais bonito da Copa América. Defendi a pintura de Messi contra o México ontem. Foi um gol maravilhoso, de craque! Para Rafita, o mais bonito foi do chileno Suazo, na partida contra o Brasil. Para vocês, leitores, qual o gol mais bonito da competição?

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Rapidinhas

Dodô - No último final de semana, o atacante Dodô, do Botafogo, foi flagrado no exame anti-doping. Na amostra da sua urina, foi encontrada a substância femproporex, geralmente associada a remédios para emagracer. A notícia não poderia vir em pior hora para o time da estrela solitária. Líder invicto do Campeonato Brasileiro, a equipe dirigida por Cuca tem em Dodô sua principal referência ofensiva. Artilheiro do Fogão no ano, ele deverá fazer muita falta, mesmo que seu substituto seja o iluminado André Lima.

Confesso estar muito surpreso com o doping de Dodô. Na verdade, duvido que um atleta de 33 anos, experiente e com passagem em alguns dos maiores clubes do futebol nacional e até mesmo na Seleção Brasileira, seja capaz de lançar mão desse recurso. Será que ele jogaria fora toda a moral que conquistou esse ano, justamente quando ele parece estar próximo de repetir o desempenho fenomenal que teve quando surgiu no São Paulo, jogando um futebol de excelente técnica e muitos gols? Não inocento o Artilheiro dos Golaços, mas acho que uma séria investigação deve ser feita.

Estréia convincente - A estréia dos times no Campeonato Brasileiro da Série C não poderia ter sido melhor. Jogando longe de casa, o River venceu o Itapipoca - talvez o adversário mais duro dessa fase - por 3 a 1, com gols de Pantera, Maurício e Lira. A vitória dá moral ao time de Fernando Polozzi, e deixa o Galo como o time a ser batido no grupo. Em Barras, o time da casa também não decepcionou, e bateu o Sampaio Correia por 2 a 0, com gols de Joniel e Tiago.
No próximo fim de semana, River e Barras fazem o confronto caseiro do grupo, que pode fazer que uma das duas equipes disparem na briga por uma das vagas na próxima fase. O jogo acontece no sábado, no Estádio Alberto Silva, e terá portões fechados. Campeão piauiense em 2007, o Galo, na minha opinião, é o favorito para a partida. Ainda mais com a onipresença do ainda meio gordinho Maurício Pantera.

Seleção do Dunga - Assisti,ontem à noite, à partida da Seleção Brasileira pelas semifinais da Copa América, contra o Uruguai. Mais agradável do que qualquer outro jogo do time de Dunga na competição, a partida mostrou-se cheia de alternativas. Do lado do Brasil, gostei muito futebol de Juan - mais uma vez ele! -, Josué, Robinho e, quem diria, Júlio Baptista. Até o Maicon fez um bom jogo! No lado uruguaio, os destaques ficam para Forlán, Cristhian Rodríguez - muito bom! - e Fucile.

Mais uma vez, Dunga se mostrou um administrador de resultados muito inocente. As suas substituições ao longo da partida (Diego no lugar de Júlio Baptista, Fernando na vaga de Josué e Afonso Alves na posição de Vágner Love) não surtiram o efeito desejado. N verdade, não surtiram efeito nenhum e ainda serviu para desestabilizar um pouco a equipe. O time, inclusive, se deixou pressionar pela Seleção Uruguaia, que chegou ao empate com o sofrível Abreu.

Nos penaltis, o destaque foi o "simpático" árbitro colombiano Oscar Ruiz, que não viu que Doni quase bateu o penalti cobrado por Lugano na última série alternada. A adiantada de Doni foi uma coisa absurda! Dunga, agradeça a Oscar Ruiz a vaga do seu time na final da Copa América.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Resumo da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro

Pela segunda rodada consecutiva, os artilheiros decepcionaram na arte de fazer gols. Foram apenas 22 em 10 partidas. E, adivinhem, quem continua líder? Botafogo, a essa altura, parece imbatível. Resta saber como o time vai assimilar a perda de Dodô, suspenso, preventivamente, por ter sido flagrado no exame anti-dopping. A rodada também marcou a afirmação da nova fase do Palmeiras, que venceu a terceira partida consecutiva e já é o quarto colocado, a ressurreição de América RN, Santos e Juventude, além de destacar a força do Goiás, que virou de forma heróica uma partida que já parecia definida.

Até assistir o jogo entre Flamengo e São Paulo, tinha a intenção de eleger o pequenino Marcos Aurélio, atacante do Santos, como o craque da rodada. Depois de duas partidas no banco de reserva, o camisa nove voltou ao time titular e foi excepcional. Marcou o primeiro gol do Santos e deu passe para outros dois gols do Peixe na goleada de 4 a 1 sobre o Cruzeiro na Vila Belmiro. O terceiro gol do alvinegro praiano, quando Marcos Aurélio entortou um dos zagueiros cruzeirenses uma meia dúzia de vezes foi lindo. Mas foi só ver os melhores momentos do clássico entre Flamengo e São Paulo no Morumbi para mudar de idéia. Se Marcos Aurélio foi excepcional, Diego, goleiro do Mengão, foi simplesmente perfeito. Fez, pelo menos, quatro importantíssimas defesas, e foi o principal responsável pelo empate do rubro negro carioca.

O gol mais bonito foi marcado pelo meia Paulo Baier, do Goiás, o primeiro que originou a virada do Verdão do Planalto Central para cima do Sport. Depois de receber a bola na entrada da área, o ex-lateral do Palmeiras soltou a bomba, que ainda tocou a trave antes de entrar na gaveta. Belíssimo! Palmas para Baier! Parafraseando o site Trivela, “Se é Baier é...”.

E a decepção? Pergunte a qualquer jogador do fantasy game do Campeonato Brasileiro, o Cartola FC, e você verá a resposta na ponta da língua. Ninguém mais pisou na bola que o Paraná, que recebeu o lanterna América RN em casa e foi derrotado por 1 a 0, graças a uma falha clamorosa da zaga tricolor. Para a torcida paranista, então, o tropeço em casa deve ter doído como poucos esse ano.

Os jogos e a classificação:

- Paraná 0 x 1 América RN
Gol: Arlon

- Corinthians 1 x 1 Fluminense
Gols: Dentinho; Somália

- Santos 4 x 1 Cruzeiro
Gols: Pedrinho (2), Marcos Aurélio e Rodrigo Tabata; Fernandinho

- Atlético Mineiro 0 x 1 Grêmio
Gol: Diego Sousa

- Botafogo 2 x 0 Atlético Paranaense
Gols: Lúcio Flávio e Joílson

- Juventude 2 x 0 Vasco
Gols: Marcão e Renato

- Náutico 0 x 1 Palmeiras
Gol: Luiz Henrique

- Internacional 2 x 1 Figueirense
Gols: Cristhian (2); Vinícius

- Goiás 3 x 2 Sport
Gols: Felipe (2), Paulo Baier; Ticão e Fumagalli

- São Paulo 0 x 0 Flamengo


- Classificação:
1° Botafogo 24 pontos
2° Goiás 19 pontos
3° São Paulo 18 pontos
4° Palmeiras 17 pontos
5° Grêmio 16 pontos
6° Paraná 16 pontos
7° Vasco 14 pontos
8° Figueirense 14 pontos
9° Fluminense 14 pontos
10° Cruzeiro 13 pontos
11° Corinthians 13 pontos
12° Atlético MG 13 pontos
13° Atlético PR 13 pontos
14° Sport 11 pontos
15° Internacional 11 pontos
16° Santos 11 pontos
17° Juventude 10 pontos
18° Flamengo 8 pontos
19° América RN 7 pontos
20° Náutico 6 pontos

Resumo da 9ª rodada do Campeonato Brasileiro - a última com atraso!!!

Na 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, os artilheiros pouparam os goleiros. Nos 10 jogos disputados, apenas 23 gols foram marcados. A escassez de redes balançando, entretanto, não foi empecilho para perceber que o Botafogo continua como o time a ser batido no Brasileirão. O líder da competição segurou o Goiás dentro do Serra Dourada e segue líder incontestável. Por outro lado, a rodada mostrou a surpreendente goleada do Vasco sobre o Santos, por 4 a 0 em São Januário. Será que o time de Vanderlei Luxemburgo não acordará no campeonato?

O craque da 9ª rodada do Campeonato Brasileiro não é produto nacional e, até bem pouco tempo, era reserva do seu time. O argentino Dario Conca, autor de dois dos quatro gols marcados pelo Vasco em cima do Santos, fica com o prêmio. "Descoberto" só agora no Vasco, depois de o time sofrer com os desfalques de Morais e Abedi, o canhotinho parece, enfim, ter reencontrado o bom futebol que marcou suas passagens pela Universidad Católica e pelo Rosário Central.

Os dois gols mais bonitos da rodada saíram na mesma partida e confesso que tive que quebrar a cabeça para decidir entre um deles. Na vitória do Sport por 2 a 1 sobre o Corinthians, Dinélson e Weldon fizeram gols de rara beleza. O corintiano marcou um gol em um belo chute após uma ótima troca de passe ofensiva do alvinegro, com direito a passe de calcanhar, drible bonito de Carlos Alberto e ótimo pivô de Clodoaldo. Realmente bonito o gol do baixinho substituto de William. Mas não poderia voltar ao blog sem elogiar o golaço marcado por Weldon, quando ele arrancou quase a partir do meio campo e deixou três ou quatro marcadores na saudade, antes de tocar com categoria no canto de Felipe. Fico com o gol pernambucano.

A decepção da rodada bem que poderia ser o Santos. Perder de 4 a 0 para um Vasco sem Morais, Abedi e Romário é algo que preocupa. E é a Fábio Costa que os santistas devem cobrar por um placar tão elástico. Pareceu nítido que o goleirão alvinegro falhou em pelo menos dois gols vascaínos. Talvez Fábio Costa esteja sofrendo da "Síndrome de Edmílson", que acredita que sabe jogar mais do que realmente joga.

A seguir, a rodada e a classificação:

- Palmeiras 2 x 0 América RN
Gols: Luís e Caio

- São Paulo 1 x 0 Internacional
Gol: Rogério Ceni

- Fluminense 0 x 0 Paraná

- Figueirense 2 x 1 Cruzeiro
Gols: Otacílio Neto e Felipe Santana; Roni

- Atlético Paranaense 1 x 1 Náutico
Gols: Pedro Oldoni; Michel (contra)

- Grêmio 3 x 1 Juventude
Gols: Diego Sousa (2) e William; Wéscley

- Goiás 1 x 1 Botafogo
Gols: Paulo Henrique; Juninho

- Vasco 4 x 0 Santos
Gols: Conca (2), Wágner Diniz e Ernane

- Atlético Mineiro 1 x 1 Flamengo
Gols: Coelho; Leonardo

- Sport 2 x 1 Corinthians
Gols: Igor e Weldon; Dinelson


- Classificação
1° Botafogo 21 pontos
2° São Paulo 17 pontos
3° Goiás 16 pontos
4° Paraná 16 pontos
5° Vasco 14 pontos
6° Figueirense 14 pontos
7° Palmeiras 14 pontos
8° Fluminense 13 pontos
9° Cruzeiro 13 pontos
10° Atlético MG 13 pontos
11° Atlético PR 13 pontos
12° Grêmio 13 pontos
13° Corinthians 12 pontos
14° Sport 11 pontos
15° Internacional 8 pontos
16° Santos 8 pontos
17° Flamengo 7 pontos
18° Juventude 7 pontos
19° Náutico 6 pontos
20° América RN 4 pontos

Em breve, muitos posts...

O ruim de praticamente não ter leitores é que ninguém te cobra para postar textos e você acaba relaxando...

Aos poucos leitores desse blog, meus sinceros pedidos de desculpas!

Acrescento, ainda, que ainda hoje o blog vai ser reabastecido. Com muitos posts, deiga-se de passagem. Terá Seleção Brasileira, Campeonato Brasileiro, a morte do Alemão e muito mais...

Até mais tarde!

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Se não fosse Robinho...

A Seleção Brasileira conseguiu, na tarde deste domingo, sua primeira vitória na Copa América. O time dirigido - tem certeza? - pelo técnico - hein? - Dunga contou com uma atuação inspirada do atacante Robinho para vencer os chilenos por 3 a 0. A atuação da equipe não foi tão sofrível quanto à de quarta-feira passada, mas dormir das 17h às 19h até que não teria sido uma má idéia. A seguir, os destaques e as decepções do time na partida.

Entre os destaques positivos, impossível não citar Robinho. Desde o começo do jogo, quando driblou de forma objetiva e humilhante o lateral chileno Ormeño, o craque do Real Madrid mostrou que queria jogo. O gol no penalti - ainda que mal batido -, e a exibição de gala no segundo tempo fez com que os torcedores esquecessem Kaká e Ronaldinho Gaúcho mesmo que por um milésimo de segundo. O terceiro gol, então, foi uma verdadeira pintura! Ah, se o Dunga apostasse na ofensividade...

A outra boa atuação do Brasil na partida foi do zagueiro Juan. É impressionante como o novo reforço da Roma tem categoria, elegância, segurança e raça. Dá gosto vê-lo desfilar em campo!

Na contramão dos elogios é inevitável falar de Dunga. Quanto mais o Brasil entra em campo, mais fica evidente que ele não enxerga muita coisa além do seu olhar estrábico. Após o fatídico jogo contra o México o pseudo-treiandor "queimou" o meia Diego. Neste domingo, foi a vez de ele "fritar" o meia-atacante Anderson. Uma questão para reflexão: Será que esses dois jogadores não têm condições de ser titulares da Seleção, ou será que é o esquema - ou a falta de um esquema! - de Dunga que está "matando" esses dois?

O jogo não foi dos melhores, mas deu para perceber que na comissão técnica da Seleção Brasileira tem alguém que entende alguma coisa de futebol. Afinal, vai dizer que não ficou feliz quando o Dr. Luiz Runco acenou para o banco pedindo a substituição do Maicon? "Se todos fossem iguais a você... Que maravilha viver..."

Resumo da 8ª Rodada do Campeonato Brasileiro

A 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, disputada na quinta-feira (28) e no sábado (30), serviram pra reforçar algumas aspectos na competição. Enquanto o céu parece o limite para equipes como Botafogo e Goiás, times como Náutico e América RN parecem ainda não ter começado a jogar, e o Vasco permanece em queda livre.

A vitória do Botafogo sobre o Fluminense no clássico carioca ratificou o bom momento da Estrela Solitária no Campeonato Brasileiro e a boa fase de Dodô. Agora, o time de General Severiano tem cinco pontos de vantagem para o Goiás, segundo colocado. O Goiás, aliás, mais uma vez faz uma ótima competição. Nessa rodada, a equipe alcançou a sua quarta vitória consecutiva. Liderados por Paulo Bonamigo, Paulo Baier e Welliton, o time tem aproveitado bem as oportunidades.

E o craque da rodada, quem terá sido? Por todas as circunstâncias, Dodô parece o mais indicado para receber a alcunha. Na inauguração do mais moderno estádio do país - Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão -, o atacante foi o grande nome do Botafogo na vitória sobre o Fluminense. Auxiliado pelo sempre importante André Lima, ele marcou dois gols e já colocou seu nome na história da nova arena do futebol brasileiro.

Em relação ao fim de semana passado, a 8ª rodada do Campeonato Brasileiro foi bem mais agradável, principalmente no que diz respeito à quantidade de gols bonitos. Três, em especial, merecem grande destaque. O gol marcado pelo atacante Éder Luís, do Atlético Mineiro, no empate entre o Galo e o Internacional em Porto Alegre foi belíssimo. Depois de aplicar um lençol sobre o marcador, ele ainda teve a tranquilidade de driblar o goleiro e mandar para o fundo do gol. A pancada de Alan Bahia, no gol de empate do Atlético Paranaense contra o Paraná também teve a sua plástica. Nenhum desses dois, porém, foi tão mágico quando o terceiro gol do Cruzeiro na vitória contra o Vasco. Ao som dos gritos de "Olé" da torcida celeste, a Raposa trocou passes como quis, fazendo a bola girar por boa parte do campo, com direito até a passe de calcanhar. A cereja do bolo foi o lindo chute da jovem revelação do Cruzeiro, no ângulo da meta defendida por Sílvio Luís. Inapelável! Perfeito!

Duro mesmo foi eleger a decepção da rodada. Se nenhum jogador atuou mal o suficiente para ser considerado uma decepção, algumas equipes têm se apresentado de forma sofrível. O América RN é uma delas. O time sequer parece ter entrado em campo no campeonato, e a situação tende a piorar, já que o bom técnico Lori Sandri abandonou o barco. A situação do Vasco também preocupa. Depois de liderar a competição, o Gigante da Colina amarga três derrotas consecutivas. Será que dá para confiar? Mas a maior decepção do fim de semana parece mesmo ser o Náutico. Além de ser goleado de forma humilhante por um de seus maiores rivais - o Sport -, o Timbu ainda teve dois jogadores expulsos - Baiano e Acosta. A expulsão, aliás, valeu a dispensa do lateral. Menos mal a diretoria do time já ter se movimentado. Após o vexame na Ilha do Retiro, o pseudo-treinador Paulo César Gusmão foi demitido. Isso já pode ser o começo da recuperação...

A seguir os jogos e a classificação do campeonato:

- Sport 4 x 1 Náutico
Gols: Carlinhos Bala (2), Durval e Washington; Hamilton

- Figueirense 0 x 0 São Paulo

- América RN 0 x 3 Goiás
Gols: Fabrício Carvalho, Leonardo e Welliton

- Cruzeiro 3 x 1 Vasco
Gols: Roni, Wágner e Guilherme; Martin García

- Santos 0 x 0 Grêmio

- Corinthians 0 x 1 Palmeiras
Gol: Dininho

- Internacional 1 x 1 Atlético Mineiro
Gols: Adriano; Éder Luís

- Paraná 2 x 2 Atlético Paranaense
Gols: Josiel (2); Alex Mineiro e Alan Bahia

- Fluminense 1 x 2 Botafogo
Gols: Alex Dias; Dodô (2)


- Classificação:
1° Botafogo 20 pontos
2° Goiás 15 pontos
3° Paraná 15 pontos
4° São Paulo 14 pontos
5° Cruzeiro 13 pontos
6° Fluminense 12 pontos
7° Corinthians* 12 pontos
8 ° Atlético PR 12 pontos
9° Atlético MG 12 pontos
10° Figueirense 11 pontos
11° Vasco 11 pontos
12° Palmeiras 11 pontos
13° Grêmio 10 pontos
14° Sport 8 pontos
15° Internacional 8 pontos
16° Santos 8 pontos
17° Juventude* 7 pontos
18° Flamengo** 6 pontos
19° Náutico 5 pontos
20° América RN 4 pontos

* Corinthians e Juventude disputaram apenas sete partidas no Campeonato Brasileiro.
** Flamengo disputou apenas seis partidas no Campeonato Brasileiro.