quinta-feira, 23 de agosto de 2007

O que levou o Chelsea a contratar Belletti?

(Belletti acompanhado de Eto'o e Larsson, depois de marcar o gol do título europeu em 2006)

O milionário clube inglês Chelsea acertou, no início da noite desta quarta-feira (22), a contratação do lateral direito brasileiro Belletti. O time londrino, que enfrenta problema na posição, pagou 5,5 milhões de euros pela compra do ex-jogador do Barcelona. É uma aquisição barata e não poderia ser diferente: limitado, Belletti está bem aquém da maior parte dos jogadores dos Blues.

Belletti não é um jogador de todo ruim. Dono de um vigor físico invejável e de uma boa marcação, ele poderia ser um excelente volante, posição que já desempenhou em alguns dos clubes pelos quais passou, como Atlético Mineiro, Cruzeiro e São Paulo. Como lateral direito, porém, possui uma deficiência crônica, e que tira a paciência de muitos torcedores: ele não acerta um cruzamento!

Não é difícil que Belletti se dê bem no Chelsea. Como disse, ele possui características que lhe credenciam a disputar uma bom Campeonato Inglês, principalmente se o treinador português José Mourinho mantiver o meia Shaun Wright-Phillips como titular da faixa direita do meio campo dos Blues.

Mesmo que Belletti não seja uma aquisição assim tão ruim (embora seja abaixo da crítica), é difícil entender porque o Chelsea abriu mão da possibilidade de contratar o também lateral direito brasileiro Daniel Alves. Tudo bem que o Sevilla pediu 40 milhões de euros pelo passe daquele que é considerado o melhor lateral direito do futebol espanhol, mas a equipe londrina poderia ter investido na compra de um jogador mais jovem e promissor. Opções não faltavam. Só entre os brasileiros, podemos citar dois: o ex-são paulino Ilsinho (agora no Shakhtar Donetsk) e o ex-Coritiba Rafinha (atualmente no Schalke 04). São jogadores que, inclusive, poderiam render milhões em futuras negociações.

A contratação de Belletti pelo Chelsea reforçou minha opinião sobre um aspecto do futebol inglês: os times de lá adoram um lateral direito meia boca! É só ver os jogadores da posição de três dos potencialmente cinco melhores times do país. O Manchester United tem Gary Neville (sofrível!). O Chelsea, que já tinha o limitadíssimo Paulo Ferreira, agora terá Belletti. O Liverpool, mesmo com os milhões de euros investidos nessa temporada, tem à disposição Steve Finnan e Arbeloa (ambos fraquíssimos!). Só Arsenal, com o incansável Emmanuel Eboué, e Tottenham, do excelente francês Pascal Chimbonda, se salvam.

3 comentários:

Unknown disse...

só te peço uma coisa caro companheiro:nao entra nessa tu tbm de "vigor físico"!!
figor físico é uma pinóia!!
tem q saber é jogar futebol,e isso, o Belleti está muuuuito longe de saber!

Mateus Ribeirete disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

bom comeco