sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Vai um zagueiro aí, companheiro?

Até bem pouco tempo, o torcedor brasileiro sentia calafrios sempre que um treinador da Seleção Brasileira fazia sua convocação. A preocupação foi, quase sempre, a mesma: a zaga. Se, para o ataque tínhamos Romários, Ronaldos, Ronaldinhos Gaúchos, para a defesa nos restavam nomes contestados como Gonçalves, Gladstone e Roque Junior. Depois do sucesso de Juan e Lúcio na Copa da Alemanha de 2006, a situação mudou.

De lá para cá, uma excelente safra de zagueiros surgiu para se juntar a quem já tinha um lugar no coração de torcedores espalhados por todo o mundo. A oferta de bons valores é tão grande, que me arrisco a dizer que é a melhor fase dos zagueiros brasileiros desde que comecei a me interessar por futebol, no ano de 1994.

Entre os mais experientes, o destaque é justamente para a dupla que disputou a Copa do Mundo de 2006. Lúcio e Juan formam uma respeitável zaga, aliando a força do ex-colorado e a excelente técnica do ex-rubro negro.

As opções, no entanto, não param por aí. Alex, agora jogador do Chelsea, e Naldo, defensor do Werder Bremen, merecem as chances que vem tendo na Seleção Brasileira, graças à técnica com que desenvolvem suas habilidades defensivas.

Ainda no continente europeu é possível citar, pelo menos, mais quatro nomes que conseguiram respeito nas equipes que defendem. Mesmo sem serem unanimidades, Luisão (do Benfica) e Cris (do Lyon) despertaram o interesse de clubes como Juventus e Milan. Além deles, David Luiz (também do Benfica) e Rodrigo (do Dinamo de Kiev) também devem ter seus talentos reconhecidos.

Nos campos tupiniquins, alguns nomes também vem se destacando. No São Paulo líder do Campeonato Brasileiro, ficam as principais opções, com Miranda, Breno e o já selecionável Alex Silva. Além deles, ainda há o excelente Thiago Silva, do Fluminense, e o promissor Felipe Santana, do Figueirense.

Miranda é o melhor zagueiro em atividade no país. Dono de uma técnica refinada e de boa saída de bola, ele dificilmente faz falta, e já fez a torcida tricolor esquecer o uruguaio Diego Lugano. Breno, a revelação são paulina de apenas 17 anos, também apresenta um futebol de encher os olhos, compensando a reduzida velocidade com ótimo sentido de posicionamento e técnica para lá de apurada. Há quem diga, inclusive, que ele é o novo Aldair...

E o que falar de Thiago Silva, do Fluminense? Ótimo ladrão de bolas, bom posicionamento, excelente saída de bola... E ainda é jovem. Quase perfeito! E ainda há o jovem Felipe Santana, que, aos 21 anos, já é o capitão do Figueirense. Excelente no jogo aéreo e goleador, ele dificilmente continua no time catarinense no próximo ano. Resta saber quem vai conseguir tirar o gigante do time da ilha...

Enquanto isso, a gente comemora. Temos zagueiros por, pelo menos, mais 10 anos!

Nenhum comentário: