domingo, 12 de agosto de 2007

Pitacos à européia - Campeonato Alemão




* Alemão (Bundesliga)
Atual campeão: Stuttgart
Favorito: Bayern Munique

Na última sexta-feira (10), o clássico entre Stuttgart e Schalke 04 abriu o Campeonato Alemão. O empate de 2 a 2 entre as duas equipes parece ser o indício de que a disputa pelo vice-campeonato da competição deve ser intensa, já que o Bayern de Munique é, de longe, o favorito para conquistar o título nacional. Além dos três times já citados, o Werder Bremen, de Naldo, Diego e Carlos Alberto, deve proporcionar ao torcedor alemão um torneio emocionante. O Wolfsburg, reforçado com a contratação do treinador Felix Magath, e o Hamburgo, do craque holandês Rafael Van der Vaart, também podem surpreender.

O alto investimento e a boa estréia – 3 a 0 sobre o Hansa Rostock – fazem do Bayern de Munique o grande favorito à conquista do Campeonato Alemão. Ao todo, o time bávaro gastou 70 milhões de euros para contratar craques consagrados como o francês Franck Ribery, o italiano Luca Toni, o brasileiro Zé Roberto e o alemão Miroslav Klose, além de apostas em jovens promissores como os alemães Jan Schlaudraff e Marcell Jansen. Ofensivo, o time tem tudo para apagar a péssima impressão deixada na última temporada.

Se o Bayern de Munique larga como grande favorito ao título, a disputa para ver quem fica com o vice campeonato promete ser dura. Campeão na última temporada, o Stuttgart perdeu apenas um jogador importante, o goleiro Timo Hildebrand, que se transferiu para o Valencia. Em contrapartida, a equipe se reforçou muito bem, ampliando as opções no seu elenco com nomes como o romeno Ciprian Marica (contratação mais cara da história do clube), o turco Yildray Basturk e o brasileiro Ewerthon, e ainda manteve o ótimo meia Thomas Hitzlsperger, motorzinho do time na última temporada. Por enquanto, é o principal candidato a ficar com a segunda colocação. Resta saber se conseguirá conciliar a disputa da Bundesliga com a Liga dos Campeões da Europa.

Imaginar o Werder Bremen como postulante ao título desta temporada é um pouco demais. Em relação ao time que disputou a temporada passada, a equipe ficou sem o seu principal goleador, o alemão Miroslav Klose. Para o seu lugar, a diretoria contratou o marfinense Boubacar Sanogo. Além do ex-atacante do Hamburgo, o time investiu na contratação do meia brasileiro Carlos Alberto (a maior transferência da história do clube) e no lateral esquerdo Dusko Tosic, que deve resolver o problema da lateral esquerda. Um terceiro lugar fica de bom tamanho para o elenco que o treinador Thomas Schaaf tem em mãos.

Das equipes que disputaram o título do Campeonato Alemão até as últimas rodadas, o Schalke 04 é a que, aparentemente, tem menos perspectivas para a temporada 2007/2008. O time perdeu os dois melhores jogadores do seu meio campo – o brasileiro Lincoln e o turco Hamit Altintop – e não contratou ninguém de peso, apesar de ter apostado no croata Ivan Rakitic para assumir a camisa 10. Se fosse para apostar, cravava um quarto lugar para o time Azul Real.

Para disputar a quinta colocação desta temporada, dois times devem brigar diretamente: Wolfsburg e Hamburgo. O primeiro já conta com o meia-atacante brasileiro Marcelinho Paraíba e, para deixar para trás as péssimas impressões das últimas temporadas, investiu na contratação do experiente Felix Magath para o cargo de treinador e manager, e trouxe jogadores que se destacaram no último campeonato, como é o caso da dupla romena do Ebergie Cottbus, formada por Sergiu Radu e Vlad Munteanu.

Já o Hamburgo deve fazer uma temporada bem melhor que a passada, quando passou boa parte do campeonato ameaçado pelo rebaixamento. O time perdeu duas peças importantes – Boubacar Sanogo e Mehdi Mahdavikia –, mas fez duas excelentes contratações: o meia holandês Romeo Castelen e o atacante egípcio Mohamed Zidan. Além disso, o time conta com um bom sistema defensivo, liderado pelo belga Vicent Kompany, e a estrela Rafael Van der Vaart, principal responsável pela manutenção da equipe na Bundesliga.

Um comentário:

Arthur Virgílio disse...

A estréia do Borussia Dortmund foi vexatória. Um time que já foi campeão do mundo, hoje se contenta a se manter na primeira divisão da bundesliga. Blog adicionado no Jogo Duro.