quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Pitacos à européia - Campeonato Italiano

(Ibrahimovic: o bom futebol da Inter passa pelos pés dele)


* Itália
Atual campeão: Internazionale
Favorito: Internazioanale

O Campeonato Italiano, enfim, começou. Decidido com várias rodadas de antecedência na temporada passada, o torneio no biênio 2007/2008 promete ser bem mais equilibrado. O favoritismo, obviamente, recai sobre a atual campeã Internazionale. Milan, Roma, Fiorentina e Juventus largam um passinho atrás, mas também devem brigar pelo título. Além desses, Lazio e Palermo têm tudo para fazerem um bom papel ao longo da competição.

Atual campeã com folgas, a Internazionale começa o campeonato como favorita, mesmo que não tenha passado de um empate por 1 a 1 com a Udinese, em Milão, na primeira rodada. Tamanho favoritismo se justifica. A equipe, que no ano passado já tinha um elenco muito bom, se reforçou ainda mais. Contratou o zagueiro romeno Cristian Chivu, o meia chileno Luis Jimenez e o atacante hondurenho David Suazo, reforços que darão mais profundidade ao time. Além disso, o clube conta com um dos melhores atacantes do futebol mundial no momento: Zlatan Ibrahimovic.

Um passo atrás da Internazionale, encontra-se o Milan. Para reforçar o elenco, que anda para lá de envelhecido, o técnico Carlo Ancelotti apostou em dois brasileiros: o volante Emerson (ex-Real Madrid) e o atacante revelação do Internacional, Alexandre Pato. Experiente, o clube rubro-negro tem muitos motivos para acreditar no título, já que pode se gabar de ter na sua espinha dorsal craques de nível mundial como os italianos Alessandro Nesta e Andrea Pirlo, e os brasileiros Kaká e Ronaldo. A vitória por 3 a 0 sobre o Genoa na abertura do campeonato pode ser uma prova de que o time pode ir bem mais longe do que na temporada passada.

Candidata ao terceiro posto na competição desse ano, a atual vice campeã Roma montou um time ainda mais forte do que o do ano passado. Perdeu apenas um grande nome – o zagueiro romeno Cristian Chivu, que se transferiu para a Internazionale -, e ainda se reforçou com excelente peças, como o zagueiro brasileiro Juan, o lateral direito brasileiro Cicinho (que deverá jogar no meio campo), o meia francês Ludovic Giuly e o atacante italiano Mauro Espósito. As boas contratações deixaram o time bem mais equilibrado do que a equipe da última temporada, e se Francesco Totti continuar jogando como no último ano, a Roma pode, novamente, beliscar uma briga pelo título, superando até mesmo o Milan.

Na temporada passada, o único time italiano que me fazia levantar às 8h nos domingos era a Fiorentina. Manuel Pasqual, Fábio Liverani, Adrian Mutu e Luca Toni deixavam a minha manhã com muito mais graça. Para a temporada que começou no último final de semana, a equipe também se reforçou, apostando em um misto de jovens promessas e jogadores consagrados. Se, por um lado, o gigante artilheiro italiano Luca Toni se despediu rumo aos gramados alemães, chegaram nome interessantes, como o defensor belga Vanden Borre, o meia italiano Franco Semioli e os atacantes italianos Arturo Lupoli e Christian Vieri. O time é muito bom, e se a estrela da revelação Giampaolo Pazzini decolar, a Viola pode decolar junto e brigar, definitivamente, pelo título. Não seria nada estranho!


Em um degrau um pouco mais abaixo que Internazionale, Milan, Roma e Fiorentina estão outras três equipes que prometem tornar o Campeonato Italiano dessa temporada no melhor dos últimos anos: a tradicional Juventus de Gianluigi Buffon, Pavel Nedved, Alessandro Del Piero e David Trezeguet, a surpreendente Lazio, de Tommaso Rochi, Stefano Mauri e Goran Pandev, e o Palermo, de Andrea Barzagli, Fábio Simplício, Fabrizio Miccoli e Amauri.

Nenhum comentário: