terça-feira, 14 de agosto de 2007

Pitacos à européia - Campeonato Inglês


* Inglaterra (Premier League)
Atual campeão: Manchester United
Favorito: Manchester United

O Campeonato Inglês começou neste fim de semana repleto de emoções. Enquanto Chelsea, Liverpool e Arsenal penaram para conseguir vitórias dentro de casa, o Manchester United foi surpreendido em pleno Old Trafford pelo Reading, e não passou de um empate sem gols. Reforçado para a temporada, o outro time de Manchester começou com o pé direito: o City venceu o West Ham por 2 a 0, e pode ser uma das surpresas da competição, ao lado do recém-promovido Sunderland, que também faturou três pontos na estréia, ganhando do Tottenham por 1 a 0. O Tottenham, aliás, também pode beliscar a quinta ou mesmo a quarta colocação.

Embora tenha apenas empatado em casa na estréia da Premier League, o Manchester United é o favorito para ganhar a competição pelo segundo ano consecutivo. A equipe não perdeu nenhuma peça importante do seu time principal, e ainda se reforçou de forma muito inteligente, justificando o maior investimento europeu da temporada, superior a 90 milhões de euros. Chegaram os meias Anderson, Nani e Owen Hargreaves, além do atacante Carlitos Tevez. Isso deixa o time ainda mais forte do que o do ano passado, e o credencia como principal potência do Campeonato Inglês no biênio 2007/2008.

Um pouco atrás do Manchester United está o Chelsea. Bem mais discreto do que nas últimas temporadas, o time londrino não derramou milhões de euros na janela de transferência do mercado europeu. O time gastou apenas com a contratação do francês meia Florent Malouda – por quem pagou 20 milhões de euros – e apostou na formação de um elenco mais homogêneo, assinando com jogadores livres no mercado, como o zagueiro israelense Ben Haim, o meia inglês Steven Sidwell e o atacante peruando Cláudio Pizarro. Isso sem falar no zagueiro brasileiro Alex, que já tinha seus direitos federativos ligados ao clube. Se o técnico José Mourinho tiver a coragem de deixar Michael Ballack no banco, mandando a campo o incansável Shaun Wright-Phillips, o time tem tudo para lembrar aquele esquadrão que foi bicampeão inglês.

Completando a lista dos três times que realmente devem disputar o título inglês dessa temporada, aparece o Liverpool. Para conquistar um título que não vem há 17 anos, o time abriu os cofres. Depois de mandar embora jogadores como Mark Gonzalez, Bolo Zenden, Robbie Fowler, Luis Garcia, Craig Bellamy e Jerzy Dudek, o time contratou uma legião de estrelas do porte de Fernando Torres (a contratação mais cara da história do clube), Lucas e Ryan Babel. A lateral direita ainda continua sendo o calcanhar de Aquiles da equipe: Steve Finnan e Arbeloa são, no mínimo, sofríveis. Por conta disso, o treinador Rafael Benitez tenta a contratação do brasileiro Cicinho. Se ele chegar, o Liverpool pode dar ainda mais trabalho.

Para se manter na quarta posição alcançada na temporada passada, o Arsenal desta vez terá muito trabalho. Desfalcado de seu principal jogador nas últimas temporadas – o atacante francês Thierry Henry, que se transferiu para o Barcelona –, o time se ressentirá de um talento com capacidade para mudar o rumo de um jogo. A contratação mais cara da temporada – o brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva – não é o que se pode chamar de uma realidade. A se comemorar mesmo, só a volta do atacante holandês Van Persie, a afirmação do volante brasileiro Gilberto Silva e o amadurecimento do meia Cesc Fabregas. Resta saber se isso será o suficiente para defender a colocação conquistada na temporada passada.

Se o Arsenal foi tímido na ainda aberta janela de transferência do mercado europeu, o mesmo não se pode dizer do Manchester City. Turbinado pelos milhares de euros do seu novo dono, o primeiro ministro tailandês Taskin Shinawatra, o clube foi às compras. Com inteligência, diga-se de passagem. O primeiro grande reforço foi o técnico sueco Sven Goran Eriksson. Da Itália, o ex-treinador do English Team trouxe dois atacantes promissores: o italiano Rolando Bianchi e o búlgaro Valeri Bojinov. No Leste Europeu, foram pinçados o meia brasileiro Elano e o zagueiro croata Vedran Corluka. Da Espanha, vieram o meia-atacante búlgaro Martin Petrov e o lateral esquerdo espanhol Javier Garrido. Todos os reforços passaram pelo crivo de Eriksson e, se não formam uma seleção, têm talento suficiente para montarem um time equilibrado e competitivo. E o Arsenal que se cuide!

No mesmo nível do Manchester City está o Tottenham, quinto colocado da temporada passada. Cada vez mais ambicioso, o time não perdeu peças importantes e cobiçadas, como o lateral francês Pascal Chimbonda, o meia inglês Aaron Lennon e o atacante búlgaro Dimitar Berbatov. Além de manter seus destaques, os Spurs investiram na contratação de bons valores, entre os quais se destacam a revelação galesa Gareth Bale (lateral esquerdo pretendido por Manchester United e Chelsea), o meia alemão Kevin-Prince Boateng (eleito melhor jogador jovem do Campeonato Alemão em 2006) e o goleador inglês Darren Bent. Apesar de ter sido derrotado na estréia para o recém-promovido Sunderland, o time promete. E o Arsenal que se cuide ainda mais!

O Sunderland, que derrotou o Tottenham pela primeira rodada do Campeonato Inglês, aliás, pode ser a surpresa dessa temporada. Treinada pelo antigo capitão do Manchester United, Roy Keane, a equipe foi campeã da segunda divisão inglesa, e pode ser na temporada 2007/2008 o mesmo que Wigan e Reading foram nas duas últimas edições da Premier League. Destaque para duas das contratações vindas da Irlanda: o goleiro Craig Gordon (jogador mais caro da história do clube e goleiro mais caro da história da Premier League: 13,25 milhões de euros) e o atacante Roy O’Donovan, autor de 14 gols em 18 partidas nesse ano. Outra peça que deve ser observada é o meia Kieran Richardson, talentoso canhoto ex-Manchester United.

Nenhum comentário: