quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Pitacos à européia - Campeonato Espanhol

(O atacante Raul e o lateral esquerdo Drenthe comemoram um dos gols da vitória do Real sobre o Atlético de Madrid, na abertura do Campeonato Espanhol)

* Espanha
- Atual campeão: Real Madrid
- Favorito: Real Madrid

Na Espanha, a competição nacional também promete ser acirrada. Antes do início do campeonato, parecia claro que Real Madrid, Barcelona, Sevilla e Valencia largariam na frente em relação aos outros participantes. Atlético de Madrid, Zaragoza e Villarreal também podem fazer um bom papel na competição. Depois dos resultados da primeira rodada, as impressões continuam as mesmas. O único “incidente” foi a derrota do Valencia, em casa, para o Villarreal por 3 a 0.

A seguir, um pequeno raio-X dos sete principais concorrentes, em ordem de força (na minha opinião):

Real Madrid
Principais contratações: Jerzy Dudek (goleiro), Christoph Metzelder (zagueiro), Pepe (zagueiro), Gabriel Heinze (zagueiro / lateral esquerdo), Royston Drenthe (lateral esquerdo), Wesley Sneijder (meia), Arjen Robben (meia atacante), Javier Saviola (atacante)
Perdas significativas: Ivan Helguera (zagueiro / volante) Cicinho (lateral direito), Roberto Carlos (lateral esquerdo), Emerson (volante), Jose Antonio Reyes (meia atacante), Antonio Cassano (meia atacante)
Pretensões no campeonato: Deve brigar pelo título. (É o favorito, na minha opinião)

Barcelona
Principais contratações: Gabriel Milito (zagueiro), Eric Abidal (lateral esquerdo), Yaya Touré (volante), Tierry Henry (atacante)
Perdas significativas: Giovanni van Bronckhost (lateral esquerdo), Ludovic Giuly (meia) e Javier Saviola (atacante)
Pretensões no campeonato: Deve brigar pelo título. (Assim como no campeonato passado, deve lutar até a última rodada pela primeira posição)

Sevilla
Principais contratações: Morgan de Sanctis (goleiro), Khalid Boulahrouz (zagueiro), Seydou Keita (meia), Tom de Mul (meia), Arouna Koné (atacante)
Perdas significativas: Antonio Puerta (lateral esquerdo)
Pretensões no campeonato: Deve brigar pelo título. (Ainda mais forte do que no ano passado, resta saber se o Sevilla conseguirá superar a morte traumática de Puerta. Pode surpreender ainda mais do que na temporada passada. Atenção ao meia Diego Capel: ele promete!)

Valencia
Principais contratações: Timo Hildebrand (goleiro), Alexis (zagueiro), Ivan Helguera (zagueiro / volante), Manuel Fernades (volante), Javier Arizmendi (atacante), Nikola Zigic (atacante)
Perdas significativas: Fabián Ayala (zagueiro), David Navarro (zagueiro), Asier Del Horno (lateral esquerdo)
Pretensões no campeonato: Deve brigar pelo título. (Tem, possivelmente, o elenco mais homogêneo do Campeonato Espanhol, e isso pode levar a equipe ao primeiro posto)

Atlético de Madrid
Principais contratações
: Christian Abbiati (goleiro), Cléber Santana (meia), Raul García (meia), Luís García (meia), Simão (meia), José Antonio Reyes (meia atacante), Diego Forlán (atacante)
Perdas significativas: Costinha (volante), Martin Petrov (meia), Fernando Torres (atacante)
Pretensões no campeonato: Deve brigar por uma vaga nas competições européias. (O clube abriu os cofres e contratou meio time. Pode surpreender os quatro favoritos)

Villarreal
Principais contratações
: Angel López (lateral direito), Joan Capdevila (lateral esquerdo), Cazorla (volante), Rio Mavuba (volante), Giuseppe Rossi (atacante)
Perdas significativas: Fabián Ayala (zagueiro), Diego Forlán (atacante)
Pretensões no campeonato: Deve brigar por uma vaga nas competições européias. (Prestem atenção a Giuseppe Rossi: ele deve fazer a torcida esquecer Diego Forlán rapidinho)

Zaragoza
Principais contratações: Fabián Ayala (zagueiro), Matuzalém (meia), Ricardo Oliveira (atacante)
Perdas significativas: Gabriel Milito (zagueiro), Gerard Pique (zagueiro), Ewerthon (atacante)Pretensões no campeonato: Deve brigar por uma vaga nas competições européias. (A dupla de ataque formada por Diego Milito e Ricardo Oliveira deve dar um trabalho danado às defesas espanholas)

Pitacos à européia - Campeonato Italiano

(Ibrahimovic: o bom futebol da Inter passa pelos pés dele)


* Itália
Atual campeão: Internazionale
Favorito: Internazioanale

O Campeonato Italiano, enfim, começou. Decidido com várias rodadas de antecedência na temporada passada, o torneio no biênio 2007/2008 promete ser bem mais equilibrado. O favoritismo, obviamente, recai sobre a atual campeã Internazionale. Milan, Roma, Fiorentina e Juventus largam um passinho atrás, mas também devem brigar pelo título. Além desses, Lazio e Palermo têm tudo para fazerem um bom papel ao longo da competição.

Atual campeã com folgas, a Internazionale começa o campeonato como favorita, mesmo que não tenha passado de um empate por 1 a 1 com a Udinese, em Milão, na primeira rodada. Tamanho favoritismo se justifica. A equipe, que no ano passado já tinha um elenco muito bom, se reforçou ainda mais. Contratou o zagueiro romeno Cristian Chivu, o meia chileno Luis Jimenez e o atacante hondurenho David Suazo, reforços que darão mais profundidade ao time. Além disso, o clube conta com um dos melhores atacantes do futebol mundial no momento: Zlatan Ibrahimovic.

Um passo atrás da Internazionale, encontra-se o Milan. Para reforçar o elenco, que anda para lá de envelhecido, o técnico Carlo Ancelotti apostou em dois brasileiros: o volante Emerson (ex-Real Madrid) e o atacante revelação do Internacional, Alexandre Pato. Experiente, o clube rubro-negro tem muitos motivos para acreditar no título, já que pode se gabar de ter na sua espinha dorsal craques de nível mundial como os italianos Alessandro Nesta e Andrea Pirlo, e os brasileiros Kaká e Ronaldo. A vitória por 3 a 0 sobre o Genoa na abertura do campeonato pode ser uma prova de que o time pode ir bem mais longe do que na temporada passada.

Candidata ao terceiro posto na competição desse ano, a atual vice campeã Roma montou um time ainda mais forte do que o do ano passado. Perdeu apenas um grande nome – o zagueiro romeno Cristian Chivu, que se transferiu para a Internazionale -, e ainda se reforçou com excelente peças, como o zagueiro brasileiro Juan, o lateral direito brasileiro Cicinho (que deverá jogar no meio campo), o meia francês Ludovic Giuly e o atacante italiano Mauro Espósito. As boas contratações deixaram o time bem mais equilibrado do que a equipe da última temporada, e se Francesco Totti continuar jogando como no último ano, a Roma pode, novamente, beliscar uma briga pelo título, superando até mesmo o Milan.

Na temporada passada, o único time italiano que me fazia levantar às 8h nos domingos era a Fiorentina. Manuel Pasqual, Fábio Liverani, Adrian Mutu e Luca Toni deixavam a minha manhã com muito mais graça. Para a temporada que começou no último final de semana, a equipe também se reforçou, apostando em um misto de jovens promessas e jogadores consagrados. Se, por um lado, o gigante artilheiro italiano Luca Toni se despediu rumo aos gramados alemães, chegaram nome interessantes, como o defensor belga Vanden Borre, o meia italiano Franco Semioli e os atacantes italianos Arturo Lupoli e Christian Vieri. O time é muito bom, e se a estrela da revelação Giampaolo Pazzini decolar, a Viola pode decolar junto e brigar, definitivamente, pelo título. Não seria nada estranho!


Em um degrau um pouco mais abaixo que Internazionale, Milan, Roma e Fiorentina estão outras três equipes que prometem tornar o Campeonato Italiano dessa temporada no melhor dos últimos anos: a tradicional Juventus de Gianluigi Buffon, Pavel Nedved, Alessandro Del Piero e David Trezeguet, a surpreendente Lazio, de Tommaso Rochi, Stefano Mauri e Goran Pandev, e o Palermo, de Andrea Barzagli, Fábio Simplício, Fabrizio Miccoli e Amauri.

"Intrusos"

(Thiago Neves, o craque que tem feito a alegria dos tricolores)

Sempre que você anda pelas ruas, é fácil perceber torcedores de Corinthians, Flamengo, São Paulo ou Palmeiras. Nada anornal, já que tratam-se das quatro maiores torcidas do futebol brasileiro. Vascaínos também não causam estranheza. Mas confesso que tomei um susto quando descobri, em Teresina, torcedores de clubes menos populares, como Fluminense, Cruzeiro, Botafogo, Grêmio, Santos e Sport.

A seguir, uma amostra do que é torcer por um desses times. Nas palavras do espetacular e extra-terreno Chico Buarque de Holanda, uma homenagem aos torcedores do Fluminense que conheço: Marco Aurélio e João Paulo "Salsicha".

"Sou tricolor, porque é muito fácil ser rubro-negro... fácil demais! É como se ver a favor do sol no meio do deserto, ou comemorar o Dia da Árvore no coração da Amazônia. Aliás, nunca existiu um flamenguista. Flamengar é verbo imperfeito que só se conjuga no plural. Por exemplo: Eu advogo, tu bates o ponto, ele mata mosquito; nós flamengamos, vós flamengais, eles flamengam.

Mas, torcer pelo Fluminense, modéstia à parte, requer outros talentos. Precisa saber dançar sem batucada... O Tricolor chora e ri sem ninguém por perto... Sua luz vem de dentro, é habituado com alegrias choradas e golzinhos no final, de pé, mão, barriga, bunda e nariz, sem esse papo de maioria ou de mais querido, afinal, o amor sincero, não se discute. Ele merece um campeonato, ele merece muito!"

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Timaço ou bando? O que fazer com 119 milhões de euros?

(Heinze e Robben: as novas estrelas da constelação do Real Madrid)

O Real Madrid acertou, nos últimos dois dias, a contratação de dois novos reforços para o seu plantel. Na quarta-feira (22), o time merengue acertou com o zagueiro/lateral esquerdo argentino Gabriel Heinze, por cerca de 12 milhões de euros. Nesta quinta-feira, foi a vez de os Blancos fecharem com o meia atacante holandês Arjen Robben, na segunda mais cara transferência do futebol europeu na temporada: 36 milhões de euros.

Com as duas novas aquisições, o Real Madrid totaliza um investimento de nada menos que 119 milhões de euros na atual temporada. É, de longe, o maior investimento de um clube europeu para o biênio 2007/2008. Só uma dúvida paira no ar: Será que a equipe se reforçou bem mesmo, a ponto de desempenhar um bom papel no Campeonato Espanhol, na Copa do Rei e, principalmente, na Copa dos Campeões da Europa?

Sempre "barulhento" na janela de transferência do mercado europeu, o Real Madrid fez algumas excelentes contratações. Robben é um ótimo jogador para atuar pelos extremos do campo, Sneijder é excelente armador, com bom arremate e senso de posicionamento, Drenthe é forte, promissor e versátil, e Heinze e Pepe são boas opções para a defesa.

Além de boas contratações, os Blancos podem se vangloriar de não terem perdido muitos jogadores importantes. Exceção feita a Roberto Carlos e David Beckham, nenhum dos atletas que deixou o clube era titular. Émerson, Jose Antonio Reyes e Ivan Helguera eram apenas opções. Cicinho e Antonio Cassano pra ticamente não jogaram. Diego Lopes, Paco Pavon, Raul Bravo, Alvaro Mejia e Oscar Minambres não passavam de meros coadjuvantes.

Resta saber se o recém-contratado treinador alemão Bernard Schuster conseguirá fazer esse time jogar um futebol campeão e bonito. Na pré-temporada e na Supercopa da Espanha, o time deu vexame... No papel, a equipe é fortíssima. Imaginar um time escalado com Casillas, Sergio Ramos, Pepe, Cannavarro, Heinze, Diarra, Gago, Sneijder, Robben, Robinho e Van Nistelroy, além de um banco com Dudek, Metzelder, Marcelo, Guti, Júlio Baptista, Raul, Saviola e Higuain, é algo que nos faz pensar que o Real Madrid pode - e deve! - fazer uma boa temporada.



- Contratações:
Arjen Robben - 36 milhões*
Pepe - 30 milhões
Wesley Senijder - 27 milhões
Royston Drenthe - 14 milhões
Gabriel Heinze - 12 milhões
Christoph Metzelder - passe livre
Javier Saviola - passe livre
Jerzy Dudek - passe livre



* Valor em euros

O que levou o Chelsea a contratar Belletti?

(Belletti acompanhado de Eto'o e Larsson, depois de marcar o gol do título europeu em 2006)

O milionário clube inglês Chelsea acertou, no início da noite desta quarta-feira (22), a contratação do lateral direito brasileiro Belletti. O time londrino, que enfrenta problema na posição, pagou 5,5 milhões de euros pela compra do ex-jogador do Barcelona. É uma aquisição barata e não poderia ser diferente: limitado, Belletti está bem aquém da maior parte dos jogadores dos Blues.

Belletti não é um jogador de todo ruim. Dono de um vigor físico invejável e de uma boa marcação, ele poderia ser um excelente volante, posição que já desempenhou em alguns dos clubes pelos quais passou, como Atlético Mineiro, Cruzeiro e São Paulo. Como lateral direito, porém, possui uma deficiência crônica, e que tira a paciência de muitos torcedores: ele não acerta um cruzamento!

Não é difícil que Belletti se dê bem no Chelsea. Como disse, ele possui características que lhe credenciam a disputar uma bom Campeonato Inglês, principalmente se o treinador português José Mourinho mantiver o meia Shaun Wright-Phillips como titular da faixa direita do meio campo dos Blues.

Mesmo que Belletti não seja uma aquisição assim tão ruim (embora seja abaixo da crítica), é difícil entender porque o Chelsea abriu mão da possibilidade de contratar o também lateral direito brasileiro Daniel Alves. Tudo bem que o Sevilla pediu 40 milhões de euros pelo passe daquele que é considerado o melhor lateral direito do futebol espanhol, mas a equipe londrina poderia ter investido na compra de um jogador mais jovem e promissor. Opções não faltavam. Só entre os brasileiros, podemos citar dois: o ex-são paulino Ilsinho (agora no Shakhtar Donetsk) e o ex-Coritiba Rafinha (atualmente no Schalke 04). São jogadores que, inclusive, poderiam render milhões em futuras negociações.

A contratação de Belletti pelo Chelsea reforçou minha opinião sobre um aspecto do futebol inglês: os times de lá adoram um lateral direito meia boca! É só ver os jogadores da posição de três dos potencialmente cinco melhores times do país. O Manchester United tem Gary Neville (sofrível!). O Chelsea, que já tinha o limitadíssimo Paulo Ferreira, agora terá Belletti. O Liverpool, mesmo com os milhões de euros investidos nessa temporada, tem à disposição Steve Finnan e Arbeloa (ambos fraquíssimos!). Só Arsenal, com o incansável Emmanuel Eboué, e Tottenham, do excelente francês Pascal Chimbonda, se salvam.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

O que te irrita?



Há um ou dois anos atrás, eu, Marco Aurélio e Rafael Campos conversávamos na Praça de Alimentação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), carinhosamente batizada de "Giga Byte" pela turma 2004.1 do curso de Comunicação Social. Não me lembro como nem porque começou, mas dicutimos sobre o que era capaz de nos tirar do sério e nos deixar irritados. Naquele dia, respondi que só dois assuntos me deixavam puto: futebol e burrice. Hoje, percebo que isso mudou demais.


Bem mais crítico e azedo que há dois anos, perco a paciência com muita coisa. O futebol e os assuntos relacionados a ele aparecem como carro-chefe. Quem lê esse blog, sabe quanta raiva eu tenho de jogadores medíocres, técnicos incapacitados e jornalistas incompetentes. Aguentar o Doni como titular do gol da Seleção Brasileira, Dunga como treinador da seleção nacional e pseudo-jornalistas como Sérgio Noronha devia ser razão suficiente para que não só eu, mas 90% da população brasileira perdesse a paciência.


O caso dos jornalistas mal-informados é o que mais me enoja. Como tem gente aí ganhando dinheiro fácil na grande mídia, meu Deus! O comentarista Sérgio Noronha, da Rede Globo, é um desses engodos. O seu conhecimento não vai além das divisas do Rio de Janeiro. Pior! Nem os times cariocas ele consegue acompanhar direito. Fico me perguntando: por que profissionais como Sérgio Noronha, que vivem de comentar futebol, sabem tão pouco do assunto? Por que eu, um estudante de Comunicação Social perdido entre o terceiro, o quarto e o quinto período, tenho mais conhecimento sobre o futebol atual que esses caras? Enfim, por que esses caras são tão preguiçosos?


O desabafo sobre jornalismo esportivo passou... (Mentira! Não passou coisíssima nenhuma!)
A burrice também continua me tirando do sério. Por que tantas pessoas não conseguem entender que dois mais dois sempre vai ser igual a quatro? Por que há professor universitário em Teresina dando aula para estudantes de Comunicação Social que sequer sabe escrever a palavra DIFERENÇA? (disseram-me que o "nobre" colega escreveu no quadro DIFERÊNCIA e depois corrigiu: DIFERÊNÇA)


O trânsito também me deixa irritado. Não sem razão. Quando assisti às aulas da auto-escola, os professores foram bem claros: "Quando for dobrar, acione a seta", "Mantenha a faixa da esquerda livre para ultrapassagem"... Em Teresina, o tráfego de veículos começa a se assemelhar às grandes cidades, mas os motoristas parecem dirigir nas estradas de carroçal do mais escondido município do interior, desrespeitando regras e pondo em vida a saúde e a vida de muita gente.


Estou meio amargo, e vou parar a lista nesse último ponto: atraso. Coisa chata é esperar pelos outros. Aguardar cinco, 10, 15, 20... até 30 minutos pode ser aceitável. Mas aguentar um atraso de duas horas, por exemplo, é teste para ser humano nenhum duvidar da boa vontade dos outros. Por que o brasileiro não cultua a preocupação com o horário? Até as pessoas mais responsáveis "adoram" chegar atrasadas. Minha mãe é uma das pessoas mais honestas que eu conheço, mas quase sempre está atrasada para seus compromissos... Pode ser normal uma coisa dessas?


E você? O que tira a sua paciência e te faz ficar fulo? Comente!

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Pitacos à européia - Campeonato Inglês


* Inglaterra (Premier League)
Atual campeão: Manchester United
Favorito: Manchester United

O Campeonato Inglês começou neste fim de semana repleto de emoções. Enquanto Chelsea, Liverpool e Arsenal penaram para conseguir vitórias dentro de casa, o Manchester United foi surpreendido em pleno Old Trafford pelo Reading, e não passou de um empate sem gols. Reforçado para a temporada, o outro time de Manchester começou com o pé direito: o City venceu o West Ham por 2 a 0, e pode ser uma das surpresas da competição, ao lado do recém-promovido Sunderland, que também faturou três pontos na estréia, ganhando do Tottenham por 1 a 0. O Tottenham, aliás, também pode beliscar a quinta ou mesmo a quarta colocação.

Embora tenha apenas empatado em casa na estréia da Premier League, o Manchester United é o favorito para ganhar a competição pelo segundo ano consecutivo. A equipe não perdeu nenhuma peça importante do seu time principal, e ainda se reforçou de forma muito inteligente, justificando o maior investimento europeu da temporada, superior a 90 milhões de euros. Chegaram os meias Anderson, Nani e Owen Hargreaves, além do atacante Carlitos Tevez. Isso deixa o time ainda mais forte do que o do ano passado, e o credencia como principal potência do Campeonato Inglês no biênio 2007/2008.

Um pouco atrás do Manchester United está o Chelsea. Bem mais discreto do que nas últimas temporadas, o time londrino não derramou milhões de euros na janela de transferência do mercado europeu. O time gastou apenas com a contratação do francês meia Florent Malouda – por quem pagou 20 milhões de euros – e apostou na formação de um elenco mais homogêneo, assinando com jogadores livres no mercado, como o zagueiro israelense Ben Haim, o meia inglês Steven Sidwell e o atacante peruando Cláudio Pizarro. Isso sem falar no zagueiro brasileiro Alex, que já tinha seus direitos federativos ligados ao clube. Se o técnico José Mourinho tiver a coragem de deixar Michael Ballack no banco, mandando a campo o incansável Shaun Wright-Phillips, o time tem tudo para lembrar aquele esquadrão que foi bicampeão inglês.

Completando a lista dos três times que realmente devem disputar o título inglês dessa temporada, aparece o Liverpool. Para conquistar um título que não vem há 17 anos, o time abriu os cofres. Depois de mandar embora jogadores como Mark Gonzalez, Bolo Zenden, Robbie Fowler, Luis Garcia, Craig Bellamy e Jerzy Dudek, o time contratou uma legião de estrelas do porte de Fernando Torres (a contratação mais cara da história do clube), Lucas e Ryan Babel. A lateral direita ainda continua sendo o calcanhar de Aquiles da equipe: Steve Finnan e Arbeloa são, no mínimo, sofríveis. Por conta disso, o treinador Rafael Benitez tenta a contratação do brasileiro Cicinho. Se ele chegar, o Liverpool pode dar ainda mais trabalho.

Para se manter na quarta posição alcançada na temporada passada, o Arsenal desta vez terá muito trabalho. Desfalcado de seu principal jogador nas últimas temporadas – o atacante francês Thierry Henry, que se transferiu para o Barcelona –, o time se ressentirá de um talento com capacidade para mudar o rumo de um jogo. A contratação mais cara da temporada – o brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva – não é o que se pode chamar de uma realidade. A se comemorar mesmo, só a volta do atacante holandês Van Persie, a afirmação do volante brasileiro Gilberto Silva e o amadurecimento do meia Cesc Fabregas. Resta saber se isso será o suficiente para defender a colocação conquistada na temporada passada.

Se o Arsenal foi tímido na ainda aberta janela de transferência do mercado europeu, o mesmo não se pode dizer do Manchester City. Turbinado pelos milhares de euros do seu novo dono, o primeiro ministro tailandês Taskin Shinawatra, o clube foi às compras. Com inteligência, diga-se de passagem. O primeiro grande reforço foi o técnico sueco Sven Goran Eriksson. Da Itália, o ex-treinador do English Team trouxe dois atacantes promissores: o italiano Rolando Bianchi e o búlgaro Valeri Bojinov. No Leste Europeu, foram pinçados o meia brasileiro Elano e o zagueiro croata Vedran Corluka. Da Espanha, vieram o meia-atacante búlgaro Martin Petrov e o lateral esquerdo espanhol Javier Garrido. Todos os reforços passaram pelo crivo de Eriksson e, se não formam uma seleção, têm talento suficiente para montarem um time equilibrado e competitivo. E o Arsenal que se cuide!

No mesmo nível do Manchester City está o Tottenham, quinto colocado da temporada passada. Cada vez mais ambicioso, o time não perdeu peças importantes e cobiçadas, como o lateral francês Pascal Chimbonda, o meia inglês Aaron Lennon e o atacante búlgaro Dimitar Berbatov. Além de manter seus destaques, os Spurs investiram na contratação de bons valores, entre os quais se destacam a revelação galesa Gareth Bale (lateral esquerdo pretendido por Manchester United e Chelsea), o meia alemão Kevin-Prince Boateng (eleito melhor jogador jovem do Campeonato Alemão em 2006) e o goleador inglês Darren Bent. Apesar de ter sido derrotado na estréia para o recém-promovido Sunderland, o time promete. E o Arsenal que se cuide ainda mais!

O Sunderland, que derrotou o Tottenham pela primeira rodada do Campeonato Inglês, aliás, pode ser a surpresa dessa temporada. Treinada pelo antigo capitão do Manchester United, Roy Keane, a equipe foi campeã da segunda divisão inglesa, e pode ser na temporada 2007/2008 o mesmo que Wigan e Reading foram nas duas últimas edições da Premier League. Destaque para duas das contratações vindas da Irlanda: o goleiro Craig Gordon (jogador mais caro da história do clube e goleiro mais caro da história da Premier League: 13,25 milhões de euros) e o atacante Roy O’Donovan, autor de 14 gols em 18 partidas nesse ano. Outra peça que deve ser observada é o meia Kieran Richardson, talentoso canhoto ex-Manchester United.

domingo, 12 de agosto de 2007

Pitacos à européia - Campeonato Alemão




* Alemão (Bundesliga)
Atual campeão: Stuttgart
Favorito: Bayern Munique

Na última sexta-feira (10), o clássico entre Stuttgart e Schalke 04 abriu o Campeonato Alemão. O empate de 2 a 2 entre as duas equipes parece ser o indício de que a disputa pelo vice-campeonato da competição deve ser intensa, já que o Bayern de Munique é, de longe, o favorito para conquistar o título nacional. Além dos três times já citados, o Werder Bremen, de Naldo, Diego e Carlos Alberto, deve proporcionar ao torcedor alemão um torneio emocionante. O Wolfsburg, reforçado com a contratação do treinador Felix Magath, e o Hamburgo, do craque holandês Rafael Van der Vaart, também podem surpreender.

O alto investimento e a boa estréia – 3 a 0 sobre o Hansa Rostock – fazem do Bayern de Munique o grande favorito à conquista do Campeonato Alemão. Ao todo, o time bávaro gastou 70 milhões de euros para contratar craques consagrados como o francês Franck Ribery, o italiano Luca Toni, o brasileiro Zé Roberto e o alemão Miroslav Klose, além de apostas em jovens promissores como os alemães Jan Schlaudraff e Marcell Jansen. Ofensivo, o time tem tudo para apagar a péssima impressão deixada na última temporada.

Se o Bayern de Munique larga como grande favorito ao título, a disputa para ver quem fica com o vice campeonato promete ser dura. Campeão na última temporada, o Stuttgart perdeu apenas um jogador importante, o goleiro Timo Hildebrand, que se transferiu para o Valencia. Em contrapartida, a equipe se reforçou muito bem, ampliando as opções no seu elenco com nomes como o romeno Ciprian Marica (contratação mais cara da história do clube), o turco Yildray Basturk e o brasileiro Ewerthon, e ainda manteve o ótimo meia Thomas Hitzlsperger, motorzinho do time na última temporada. Por enquanto, é o principal candidato a ficar com a segunda colocação. Resta saber se conseguirá conciliar a disputa da Bundesliga com a Liga dos Campeões da Europa.

Imaginar o Werder Bremen como postulante ao título desta temporada é um pouco demais. Em relação ao time que disputou a temporada passada, a equipe ficou sem o seu principal goleador, o alemão Miroslav Klose. Para o seu lugar, a diretoria contratou o marfinense Boubacar Sanogo. Além do ex-atacante do Hamburgo, o time investiu na contratação do meia brasileiro Carlos Alberto (a maior transferência da história do clube) e no lateral esquerdo Dusko Tosic, que deve resolver o problema da lateral esquerda. Um terceiro lugar fica de bom tamanho para o elenco que o treinador Thomas Schaaf tem em mãos.

Das equipes que disputaram o título do Campeonato Alemão até as últimas rodadas, o Schalke 04 é a que, aparentemente, tem menos perspectivas para a temporada 2007/2008. O time perdeu os dois melhores jogadores do seu meio campo – o brasileiro Lincoln e o turco Hamit Altintop – e não contratou ninguém de peso, apesar de ter apostado no croata Ivan Rakitic para assumir a camisa 10. Se fosse para apostar, cravava um quarto lugar para o time Azul Real.

Para disputar a quinta colocação desta temporada, dois times devem brigar diretamente: Wolfsburg e Hamburgo. O primeiro já conta com o meia-atacante brasileiro Marcelinho Paraíba e, para deixar para trás as péssimas impressões das últimas temporadas, investiu na contratação do experiente Felix Magath para o cargo de treinador e manager, e trouxe jogadores que se destacaram no último campeonato, como é o caso da dupla romena do Ebergie Cottbus, formada por Sergiu Radu e Vlad Munteanu.

Já o Hamburgo deve fazer uma temporada bem melhor que a passada, quando passou boa parte do campeonato ameaçado pelo rebaixamento. O time perdeu duas peças importantes – Boubacar Sanogo e Mehdi Mahdavikia –, mas fez duas excelentes contratações: o meia holandês Romeo Castelen e o atacante egípcio Mohamed Zidan. Além disso, o time conta com um bom sistema defensivo, liderado pelo belga Vicent Kompany, e a estrela Rafael Van der Vaart, principal responsável pela manutenção da equipe na Bundesliga.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Vai um zagueiro aí, companheiro?

Até bem pouco tempo, o torcedor brasileiro sentia calafrios sempre que um treinador da Seleção Brasileira fazia sua convocação. A preocupação foi, quase sempre, a mesma: a zaga. Se, para o ataque tínhamos Romários, Ronaldos, Ronaldinhos Gaúchos, para a defesa nos restavam nomes contestados como Gonçalves, Gladstone e Roque Junior. Depois do sucesso de Juan e Lúcio na Copa da Alemanha de 2006, a situação mudou.

De lá para cá, uma excelente safra de zagueiros surgiu para se juntar a quem já tinha um lugar no coração de torcedores espalhados por todo o mundo. A oferta de bons valores é tão grande, que me arrisco a dizer que é a melhor fase dos zagueiros brasileiros desde que comecei a me interessar por futebol, no ano de 1994.

Entre os mais experientes, o destaque é justamente para a dupla que disputou a Copa do Mundo de 2006. Lúcio e Juan formam uma respeitável zaga, aliando a força do ex-colorado e a excelente técnica do ex-rubro negro.

As opções, no entanto, não param por aí. Alex, agora jogador do Chelsea, e Naldo, defensor do Werder Bremen, merecem as chances que vem tendo na Seleção Brasileira, graças à técnica com que desenvolvem suas habilidades defensivas.

Ainda no continente europeu é possível citar, pelo menos, mais quatro nomes que conseguiram respeito nas equipes que defendem. Mesmo sem serem unanimidades, Luisão (do Benfica) e Cris (do Lyon) despertaram o interesse de clubes como Juventus e Milan. Além deles, David Luiz (também do Benfica) e Rodrigo (do Dinamo de Kiev) também devem ter seus talentos reconhecidos.

Nos campos tupiniquins, alguns nomes também vem se destacando. No São Paulo líder do Campeonato Brasileiro, ficam as principais opções, com Miranda, Breno e o já selecionável Alex Silva. Além deles, ainda há o excelente Thiago Silva, do Fluminense, e o promissor Felipe Santana, do Figueirense.

Miranda é o melhor zagueiro em atividade no país. Dono de uma técnica refinada e de boa saída de bola, ele dificilmente faz falta, e já fez a torcida tricolor esquecer o uruguaio Diego Lugano. Breno, a revelação são paulina de apenas 17 anos, também apresenta um futebol de encher os olhos, compensando a reduzida velocidade com ótimo sentido de posicionamento e técnica para lá de apurada. Há quem diga, inclusive, que ele é o novo Aldair...

E o que falar de Thiago Silva, do Fluminense? Ótimo ladrão de bolas, bom posicionamento, excelente saída de bola... E ainda é jovem. Quase perfeito! E ainda há o jovem Felipe Santana, que, aos 21 anos, já é o capitão do Figueirense. Excelente no jogo aéreo e goleador, ele dificilmente continua no time catarinense no próximo ano. Resta saber quem vai conseguir tirar o gigante do time da ilha...

Enquanto isso, a gente comemora. Temos zagueiros por, pelo menos, mais 10 anos!

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Pitacos à européia - Campeonato Português


No último fim de semana, a Europa acompanhou o início de sua temporada de futebol. Em um continente em que, pelo menos, seis competições nacionais merecem destaque, o pontapé inicial foi dado pelo Campeonato Francês, onde o Lyon é sempre considerado favorito absoluto, graças à conquista das últimas seis edições da Ligue I.

Nos próximos dias, o blog apresenta os seus favoritos a cada um dos outros cinco grandes campeonatos europeus de futebol: Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra e Alemanha.

* Portugal

- Atual campeão: Porto
- Favorito: Benfica

Ao contrário da temporada francesa, onde pode-se considerar uma verdadeira luta de 19 contra um - todos contra o hexacampeão Lyon -, os outros cinco grandes campeonatos europeus mostram-se bem mais equilibrados. O mais parelho deles, aliás, parece ser o Campeonato Português, onde, mais uma vez, Benfica, Porto e Sporting largam iguais pela conquista do título. Até nos problemas, os três gigantes apresentam semelhança: cada um deles perdeu um grande jogador para a temporada que se inicia em breve.

O Benfica ficou sem o meia Simão, seu principal jogador nas últimas temporadas, negociado com o Atlético de Madrid por exagerados 20 milhões de euros. Para o seu lugar, o Benfica contratou o prodígio americano/ganês Freddy Adu, de apenas 18 anos, pela bagatela de 1,5 milhão de euros. Além disso, o time apostou na contratação de uma série de jovens talentos, entre o qual merece destaque o meia Fábio Coentrão, craque da Seleção Portuguesa Sub-20. Se mantiver o meia Manuel Fernandes no plantel - o que dificilmente acontecerá -, é o principal candidato ao título.

No Porto, a principal ausência será o meia-atacante brasileiro Anderson, negociado com o Manchester United por 33 milhões de euros, e considerado uma das maiores promessas do futebol brasileiro para os próximos anos. Além disso, a equipe perdeu outros dois jogadores importantíssimos na conquista do último Campeonato Portugês: a dupla de zaga formada por Pepe e Ricardo Costa. Levando-se em consideração que o time fez contratações apenas razoáveis - como são os casos do lateral esquerdo Lino (ex-São Paulo e Fluminense), do meia Leandro Lima (ex-São Caetano) e do atacante Edgar (ex-São Paulo e Beira Mar), é difícil acreditar que os dragões tenham força para levar o bicampeonato.

O Sporting também deu adeus a um de seus maiores astros na disputa do último Campeonato Português, o meio campista Nani, que também se transferiu para o Manchester United, por 11 milhões de euros. Ao contrário do Porto, entretanto, os leões souberam se reforçar. Para isso, buscou na Rússia os promissores meias Simon Vukcevic e Marat Izmailov. A zaga foi reforçada pelo truculento ex-cruzeirense Gladstone, e o ataque recebeu Derlei, um dos poucos jogadores a atuarem pelos três grandes times do país. Se não conseguir o título, deve ficar com o vice-campeonato.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Qual seria a sua seleção nacional?


Já há um bom tempo, leio com frequência o blog do jornalista André Rizek. Mesmo sem concordar com 100% do que ele escreve, me agrada a forma bem escrita com que ele faz seus textos. Como sou leitor assíduo do seu blog, já vi, por diversas vezes, ele falando sobre a necessidade de a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tomar alguma providência para evitar a debandada dos talentos do futebol nacional. Uma das propostas de Rizek é a formação de uma seleção composta apenas de jogadores que atuam no Brasil.

Essa noite, fiquei pensando em como seria esse time. E percebi - o que pode parecer óbvio! - que São Paulo e Botafogo, os dois primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, dominariam a convocação. Ambas as equipes liberariam cinco atletas para o nosso time caseiro. Mesmo com a fase pífia, o Corinthians também mostraria sua força, com outras duas convocações.

A minha "seleção brasileira brasileira" está formada. Forme você também a sua!

- Goleiros: Diego Cavalieri (Palmeiras) e Felipe (Corinthians)

- Zagueiros: Miranda (São Paulo), Breno (São Paulo), Thiago Silva (Fluminense) e Juninho (Botafogo)

- Laterais: Coelho (Atlético Mineiro), Wágner Diniz (Vasco), Kléber (Santos) e Jorge Wágner (São Paulo)

- Volantes: Josué (São Paulo), Sousa (São Paulo), Pierre (Palmeiras) e Leandro Guerreiro (Botafogo)

- Meias: Lúcio Flávio (Botafogo), Zé Roberto (Botafogo), William (Corinthians), Thiago Neves (Fluminense) e Renato Augusto (Flamengo)

- Atacantes: Dodô (Botafogo), Leandro Amaral (Vasco) e Josiel (Paraná)


- Formação titular: Diego Cavalieri; Coelho, Thiago Silva, Miranda e Kléber; Josué, Sousa, William e Renato Augusto; Dodô e Leandro Amaral

E lá se vão os nossos talentos...



Não faz 20 dias, publiquei um post sobre a minha Seleção Brasileira para os Jogos Olímpicos de Pequin, que serão disputados no próximo ano. Escalei 22 jogadores com condições de disputar o torneio de futebol da maior competição esportiva do mundo. A base da equipe, lógico, jogava no Brasil, até porque todos os meus escolhidos têm idade inferior a 23 anos.

Ao todo, 15 jogadores atuavam no futebol brasileiro àquela altura. Eram eles os goleiros Diego (Atlético Mineiro) e Renan (Internacional), os zagueiros David (Palmeiras), Breno (São Paulo) e Lima (Atlético Mineiro), os laterais Ilsinho (São Paulo) e Valmir (Palmeiras), o volante Arouca (Fluminense), os meias Diego Souza (Grêmio), William (Corinthians), Renato Augusto (Flamengo) e Carlos Eduardo (Grêmio) e os atacantes Alexandre Pato (Internacional), Welliton (Goiás) e Guilherme (Cruzeiro).

Os únicos "forasteiros" do time eram o zagueiro David Luiz (Benfica-POR), os laterais Rafinha (Schalke 04-ALE) e Marcelo (Real Madrid-ESP), os volantes Denílson (Arsenal-ING) e Lucas (Liverpool-ING), o meia Diego (Werder Bremen-ALE) e o atacante Anderson (Manchester United-ING).

Menos de três semanas depois, porém, o panorama se inverteu. Se, do dia 18 de julho, 15 dos meus "convocados" atuavam em gramados tupiniquis, hoje esse número caiu para 10, graças aos milhões de euros vindos do futebol internacional.

O goleirão Diego, pretendido por Bétis e Lazio, acabou acertando com o recém-promovido Almería, da Espanha, que esse ano disputará a primeira divisão espanhola. Para contar com o jogador, a equipe pagou 2,5 milhões de euros ao Galo mineiro.

Em seguida, foi a vez do atacante Welliton se despedir. Depois de pouco mais de um ano e meio jogando como profissional do Goiás, o atacante foi seduzido pela proposta de 8,0 milhões de euros do Spartak Moscou, líder do Campeonato Russo.

Depois, foi Ilsinho quem rumou com destino ao cada vez mais rico Leste Europeu. Em uma das transferências mais caras do ano, o Shakhtar Donetsk contratou o lateral do São Paulo por incríveis 10 milhões de euros.

Na semana passada, o atacante colorado Alexandre Pato também se despediu dos gramados brasileiros. Aos 17 anos, e com menos de um ano atuando pelo time profissional do Internacional, a maior revelação do futebol nacional no último ano foi vendido por 20 milhões de euros para o poderoso Milan.

A última despedida aconteceu hoje. Destaque do sistema defensivo do Atlético Mineiro desde a disputa da Série B do ano passado, o zagueiro Lima acertou sua transferência para o espanhol Bétis. A contratação custou 3,0 milhões de euros aos cofres do time andaluz.

Essa debandada de jovens talentos deixa o torcedor brasileiro ainda mais preocupado com a precoce saída de seus projetos de craque. Antes, apenas a seleção principal do Brasil era formada, em sua maioria, por jogadores que atuam no futebol europeu. Mas do jeito que as coisas vão andando, teremos que nos acostumar e ver também uma seleção olímpica repleta de "estrangeiros".

E olha que a situação pode piorar nos próximos dias. Os meias William e Carlos Eduardo estão sob mira cerrada de grandes times do Velho Continente. O corintiano desperta o interesse do Lyon, hexacampeão francês, e do Shakhtar Donetsk, o time ucraniano que mais investiu na temporada. Já o tricolor gaúcho estaria entre os possíveis reforços de Carlo Ancelotti para reforçar e rejuvenescer o elenco do Milan.

E lá se vão mais alguns dos nossos talentos...

Peço perdão!



Nas últimas semanas, estive muito ocupado. Tanto a universidade (Universidade Federal do Piauí - UFPI) quanto o trabalho me deixaram meio sem tempo de publicar alguma coisa aqui no blog. Aos meus parcos leitores, peço todas as desculpas do mundo!

Há males que vem para o bem. Se nos últimos 20 dias eu praticamente não visitei o blog, a partir de hoje os leitores terão boas notícias. O blog será atualizado constantemente, e a meta é fazer, pelo menos, um texto por cada dia.

Se, antes, apenas o Campeonato Brasileiro tinha grande espaço aqui, as coisas também mudaram. Como bom apaixonado pelo esporte em geral - sobretudo o futebol! - digamos que o blog será um pouco mais democrático. Automibilismo, volei, basquete... Enfim, terá de quase tudo - embora o carro chefe continue sendo mesmo o futebol!

Por último, minha última providência. Decidi que os famosos resumos das rodadas do Campeonato Brasileiro não serão mais feitos. Isso foi um toque de um amigo... Mas, sempe após a rodada, farei um comentário sobre os jogos.