sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Eles fizeram o Flamengo renascer

(Ibson, o jogador que prende e manda soltar no meio campo flamenguista)


Marcar um gol contra o São Paulo na atual fase do tricolor paulista é uma coisa difícil de se fazer. Fazer um gol e vencer o mesmo São Paulo líder do Campeonato Brasileiro é algo ainda mais complicado. Pois foi justamente isso que o Flamengo fez na noite da última quinta-feira (04).

Empurrado por quase 70 mil pessoas, a equipe rubro-negra acabou com a invencibilidade de 16 jogos do time de Rogério Ceni. O jogo serviu para mostrar a força do Mengão no Maracanã e deixou claro como a contratação dos meias Cristian e Ibson tranasformou o futebol flamenguista.

Desde os tempos de Paulista de Jundiaí, o volante Cristian gostava de subir ao ataque e arriscar seus chutes de longa distância. O bom desempenho na equipe do interior de São Paulo acabou lhe rendendo uma transferência para o Atlético Paranaense, sempre atento às revelações do interior paulista e do futebol nordestino.

Trocado pelo também volante Claiton, ele chegou ao Flamengo sob o olhar desconfiado de boa parte da torcida. Ganhou espaço nos últimos jogos da era Ney Franco e permaneceu como titular com a chegada de Joel Santana. Vértice esquerdo do losango do meio campo flamenguista, ele tem sido um dos termômetros do time, e suas chegadas ao ataque e, principalmente, seus chutes de longa distância têm dado dinamismo à equipe.

Se Cristian tem jogado um bom futebol, o outro vértice do meio campo de Joel Santana tem se apresentado divinamente. Bem mais ágil que o ex-volante do Atlético Paranaense, Ibson é, sem dúvida alguma, o craque do time do Flamengo. Guerreiro, incansável, habilidoso, decisivo e, cada vez mais, imprescindível, ele é a personificação do jogador que a torcida flamenguista espera dos jogadores do seu time.

Difícil mesmo é acreditar como o futebol de Ibson foi mal aproveitado durante a sua passagem pelo futebol português, quando jogou pelo Porto. Nem o holandês Co Adriaanse, nem o português Jesualdo Ferreira souberam identificar as qualidades do meia que podem até lhe credenciar a uma oportunidade na Seleção Brasileira. Bom para o Flamrengo, que recrutou uma de suas melhores crias nos últimos anos para fazer ressuscitar o futebol esquecido no Campeonato Carioca...

Nenhum comentário: