domingo, 21 de outubro de 2007

Luciano do Valle, o senhor é um fanfarrão!!!

(Luciano do Valle, o fanfarrão)


Peço desculpas aos leitores do blog. Juro que gostaria de escrever aqui sobre o emocionante fim de semana futebolístico. Adoraria comentar sobre a excepcional vitória do Liverpool sobre o Everton em um dos maiores clássicos ingleses. Ou então sobre a ascensão do Palmeiras no Campeonato Brasileiro, que já é o vice-líder da competição. Mas, assistindo ao jogo entre Náutico e Corinthians no Estádio dos Aflitos, pela Band, seria uma omissão muito grande deixar de lado o pseudojornalismo esportivo praticado pelo narrador Luciano do Valle.

Não discuto a importância histórica de Luciano do Valle para o esporte nacional. Verdadeiro ícone dos anos 1980, ele foi um dos responsáveis pelo crescimento do vôlei no país. No futebol, "inventou" a Seleção Brasileira de Masters, da qual foi até técnico. Ao lado de Galvão Bueno, é uma das principais vozes da narração esportiva no Brasil. Com toda essa bagagem, era de se imaginar que ele trabalhasse para manter a sua imagem. Saber quem são os jogadores que disputam o Campeonato Brasileiro, por exemplo, seria o mínimo a se esperar de alguém tão emblemático.

Assistindo à partida entre Náutico e Corinthians, no entanto, me fez perceber o quanto Luciano do Valle é desleixado quanto à sua profissão. Já havia visto isso há algum tempo, mas o cúmulo aconteceu hoje. Narrando o jogo disputado nos Aflitos, Luciano confundiu os atacantes Ferreira e Felipe. Seria normal, desde que ambos tivessem uma aparência física semelhante. Quem já viu o Timbu jogar uma única vez sabe que esses dois atletas são completamente diferentes um do outro. O grandalhão Ferreira tem 1,87 metro e usa uma vasta cabeleira ao estilo "farofa", enquanto Felipe é um baixinho robusto, com apenas 1,73 metro. Confundi-los, portanto, é mais do que uma falha técnica. É um desrespeito ao torcedor brasileiro.

Não foi a primeira vez que Luciano do Valle fez isso. Absolutamente! No segundo jogo da final do Campeonato Paulista deste ano, a principal voz do esporte na Band passou o primeiro tempo inteiro chamando o lateral esquerdo santista Kléber de Vladimir. Isso mesmo! Na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, quando o Palmeiras enfrentou e bateu o Flamengo por 4 a 2, Luciano do Valle deu mais uma mostra de que seus conhecimentos sobre futebol se esvaíram com o tempo: ele simplesmente confundiu o pequenino lateral esquerdo Juan com o desengonçado zagueiro Irineu. E assim acontece rodada após rodada de qualquer torneio esportivo narrado por Luciano do Valle...

Ninguém é obrigado a saber de có a escalação do Íbis ou o nome do técnico da Seleção da Nova Zelândia. Mas saber quem são os jogadores do campeonato que a emissora onde você trabalha transmite é, no mínimo, sinal de respeito às pessoas que param à frente das televisões religiosamente às quartas, aos sábados e domingos. A desinformação nítida de quem já foi um dos principais nomes do jornalismo esportivo do país irrita e é algo do que Luciano do Valle deveria se envergonhar! Será que é tão difícil ser competente e comprometido com o jornalismo esportivo como Mauro Beting e Paulo Vinícius Coelho?

Copiando aqui o histórico Capitão Nascimento (do filme Tropa de Elite): "Luciano do Valle, o senhor é um fanfarrão!!! Pede pra sair, Luciano!".

7 comentários:

Anônimo disse...

Estes caras já estão com o boi na sombra.

Não têm vontade se aprimorar, com certeza.

Flávio, o jogo 2 do Brasileirão do Sonho Real já está postado no Blog do Carlão.

Inter x Botafogo.

Dê seu pitaco.

Abraços!

Anônimo disse...

Flávio, o JOGO 3 do 'Brasileirão do Sonho Real' está postado.

E é O jogo: Grêmio, de Ronaldinho, versus São Paulo, de Kaká.

Dê uma olhada nas pranchetas e faça sua avaliação.

Abraços!

Arthur Virgílio disse...

Tropa de elite bombando. Gosto do Luciano, mas de fato esses narradores das antigas precisam se reciclar, inclusive o oficial da Band.

Vale lembrar que as Assessorias de imprensa sempre entregam um material as cabines de imprensa com o nome e número de cada jogador, isso só comprova que Luciano sequer leu as escalações.

Vinicius Grissi disse...

Bacana o blog!!!! E muito interessante o texto. Realmente tem alguns narradores que faltam com o respeito não só com quem está assistindo, mas também com os jogadores.

Vou linkar você no Marcação Cerrada.

Grande abraço

Anônimo disse...

Luciano do Valle comete erros. Todos cometemos, inclusive o autor deste blog: "Ninguém é obrigado a saber de a escalação do Íbis [...]" Em bom português, a palavra certa é "COR".
"Flávio Meireles, o senhor é um fanfarrão!!!"

Anônimo disse...

Eu não sei nem que é vc mais primeiro não é Nautico e nem é aflitos pelo jeito vc também nem pode ficar a 3000km do Luciano quanto mais do lado dele mais espero que vc aprenda .

Unknown disse...

Por favor, gostaria de dados, informações sobre os jogos realizados pela seleção Masters, em especial contra a seleção do ABC, pois meu pai jogou, Luisinho Maia, do santo André.
Grata, Lucimara Maia Miele